TEMAS GERAIS

Procon-ES divulga balanço anual e bancos lideram ranking

Dos 28.368 atendimentos em 2021, bancos, telefonia e cartão de crédito lideram reclamações.

Em 12/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Procon-ES

As principais queixas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura.

Em 2021, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 28.368 atendimentos. Desse total, 7.412 estão relacionados a bancos, ocupando a primeira posição no ranking de atendimentos. Em segundo lugar, aparecem as financeiras (2.328), seguido pela telefonia móvel (2.278), cartão de crédito (2.123) e energia elétrica (1.074).

As principais queixas que lideram o ranking estão relacionadas à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; e problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva).

No ano passado, os atendimentos relacionados a bancos cresceram 230%, em comparação ao mesmo período de 2020. As principais insatisfações do segmento são referentes ao empréstimo automático, sem consentimento do aposentado e pensionista; modalidade de empréstimo via cartão consignado, com a cobrança de juros elevados, além de descontar o valor mínimo no benefício do consumidor, fazendo com que ele entrasse no “rotativo”; refinanciamento de empréstimo sem autorização prévia; falta de informação clara e precisa sobre o que o consumidor está contratando, além de cobrança indevida.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, explicou que para evitar prejuízos é preciso ter atenção redobrada antes da contratação de serviços, ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas.

“Se o consumidor verificar retiradas não autorizadas de sua conta bancária ou cobranças de serviços não autorizados e descontos não concedidos do seu benefício, deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor”, orientou Athayde.

Empresas

Em relação às empresas líderes de atendimento no Procon-ES, no ano de 2021, em primeiro lugar no ranking está a Telefônica Vivo (1.587); em segundo aparece o Banco BMG (1.224), seguido do Banco Bradesco (1.105), da EDP (1.088) e, em quinto lugar, aparece a Caixa Econômica Federal (913).

Ainda sobre as empresas mais demandadas, estão aquelas que aparecem como as mais resolutivas, ou seja, que solucionaram o problema com o consumidor. Na lista, aparece a 123 Milhas, a My Fish, a Abraspes, a Academia Wellness e a Vivo. As queixas estavam relacionadas ao reembolso de pacotes de viagens; à devolução de descontos indevidos de associados; e ao acordo e cancelamento de contrato de prestação de serviços.

Rogério Athayde ressaltou ainda que o ranking de empresas que se destacaram em 2021 não caracteriza, necessariamente, que são as melhores empresas para contratar. “Essas empresas tiveram o melhor índice de resolutividade para as reclamações dos consumidores”, acrescentou.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pelo e-mail atendimentoapp@procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante distribuição de senhas diárias, às 9 horas e às 13 horas. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até as 13 horas, mediante agendamento no site www.facafacil.es.gov.br.

Existe também uma plataforma on-line do Ministério da Justiça para o registro de reclamações. Por meio do site www.consumidor.gov.br, é possível registrar queixas e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas, em até dez dias.

Para o atendimento, é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. (As informações são do Procon-ES)

Leia também:

Portal do Servidor conta com 39 serviços totalmente digitais
Cinco pessoas de mesma família morrem soterradas em MG
Cientistas dizem que 2021 foi 5º ano mais quente já registrado
Chuvas fortes atingem as regiões norte e noroeste do Rio
Com fortes chuvas em MG, Vale reduz fluxo de trens na EFVM
Número de mortos em ataques na Nigéria sobe para 200
Sobe para sete número de mortos em desabamento em MG
Queda de paredão de pedras deixa ao menos 6 mortos em MG
Tarifa do Transcol terá reajuste de 5% a partir deste domingo
Forte nevasca paralisa região nordeste dos Estados Unidos

TAGS:
PROCON-ES | GRANKING | ATENDIMENTOS | BANCOS | TELEFONIA | RECLAMAÇÕES