EDUCAÇÃO

Projeto Alfabetiza Vila Velha realiza formação para professores

A capacitação faz parte das ações do Projeto Alfabetiza Vila Velha, realizado pela Prefeitura.

Em 19/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Ao longo do ano letivo 2023, serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino, contemplando temáticas que dialoguem com a realidade dos alunos e proporcionando a ampliação do conhecimento, bem como o desenvolvimento de práticas inovadoras na Educação.

Na última semana, entre os dias 10 e 15 de abril, aconteceu a primeira formação 2023 para professores regentes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. Os encontros contaram com a participação de um total de 1.104 docentes. A capacitação faz parte das ações do Projeto Alfabetiza Vila Velha, realizado pela Prefeitura de Vila Velha com o objetivo de promover o fortalecimento da aprendizagem para a melhoria de indicadores educacionais e habilidades básicas de ensino, como o rendimento escolar e a permanência dos estudantes na escola. As reuniões ocorreram no Polo UAB, no Conselho Municipal e no Auditório da UMEF Reverendo Antônio da Silva Cosmo, conforme previsto na CI n.º 5841/2023.

O evento foi coordenado pela equipe da Gerência de Ensino juntamente com a equipe técnica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em parceria com o Programa Educar pra Valer. Nesta primeira formação, foram trabalhadas temáticas como: intencionalidade pedagógica e avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e SAEV (Sistema de Avaliação do Programa Educar pra Valer); habilidades nos eixos de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática; além de vivências de atividades para desenvolvimento das competências propostas para cada ano do Ensino Fundamental I. 
 
Ao longo do ano letivo 2023, serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino, contemplando temáticas que dialoguem com a realidade dos alunos e proporcionando a ampliação do conhecimento, bem como o desenvolvimento de práticas inovadoras na Educação. Serão, ao todo, oito ciclos de formação, tendo como público-alvo professores, pedagogia e diretores das unidades educacionais.

De acordo o gerente de Ensino, Elson Augusto do Nascimento, a Secretaria Municipal de Educação tem se mobilizado para assegurar as formações aos profissionais da rede, visando ao aperfeiçoamento contínuo do sistema educativo.

“Além de consistir um direito dos profissionais, momentos como esses são necessários para possibilitar o fortalecimento das práticas de ensino, tendo como princípio o protagonismo do estudante”, afirmou.

Para a coordenadora estadual do Educar pra Valor no Espírito Santo, Valdenice Gomes, as capacitações acontecem de forma dinâmica, interativa e objetiva, impulsionando aplicações e transformações práticas no dia a dia nas escolas.

“Os encontros formativos são oportunidades muito ricas para troca de experiências e já eram aguardados pelos professores desde o início do ano, seguindo como foi feito no ano passado. A gente acredita muito no retorno dessa interação no transbordar em sala de aula, com ideias e com vontade de colocar em prática o que eles discutiram”, disse. (Semcom/PMVV)

Leia também:

"Não vamos transformar escolas em prisão", diz Presidente Lula
70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro
Sedu libera mais de R$ 16,7 milhões aos Conselhos de Escola
Vitória disponibiliza novo curso de especialização técnica
Secretaria de Educação repassa R$ 7,4 milhões para escolas
Parceria de escolas com 38º BI beneficia mais de 200 alunos
Vila Velha oferece vagas para curso sobre Empreendedorismo
Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes
PML cria rede de proteção socioemocional para crianças
São Mateus entrega mais computadores para as escolas
Matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos em Vitória

TAGS:
PROJETO | ALFABETIZA | VILA VELHA | FORMAÇÃO | PROFESSORES