SAÚDE

Quase 400 mil pessoas ainda não se vacinaram no ES

Esse número representa 14,29% da população capixaba.

Em 19/01/2018 Referência JCC / Juliana Borges, G1 ES

Quase 400 mil pessoas ainda não se vacinaram contra febre amarela no Espírito Santo desde que foi iniciada a campanha, em 2017. Esse número representa 14,29% da população capixaba. Quem ainda não está imunizado deve procurar uma unidade de saúde, onde há doses disponíveis.

O Espírito Santo, desde 2017, é considerado área de recomendação vacinal pelo Ministério da Saúde. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que no ano passado foram confirmados 330 casos de febre amarela silvestre, ou seja, com transmissão ocorrida na área rural. Deste total, 100 evoluíram para óbito. O último caso ocorreu em julho de 2017.

Ainda segundo a Sesa, neste ano ainda não foram registrados casos suspeitos da doença.

A gerente em vigilância da Sesa, Gilsa Rodrigues, disse que quem ainda não procurou uma unidade de saúde, deve ir até a mais próxima para se imunizar. "A nossa grande preocupação é com as pessoas que ainda não tomaram a vacina. Aquelas que não têm uma contraindicação severa devem procurar uma unidade de saúde", disse.

Gilsa ainda alertou que as pessoas que tinham alguma contraindicação de saúde e não puderam tomar a vacina no ano passado, devem se consultar novamente com um médico neste ano para verificar se já estão autorizadas a receberem a dose.

Horário ampliado nas unidades de Vitória

Vinte e seis salas de vacina das unidades de saúde de Vitória vão ampliar o horário de imunização contra febre amarela. A vacinação vai passar a ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a partir desta quarta-feira (17).

A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) devido à circulação do vírus em estados e países vizinhos. Confira as unidades e mais informações.

Outros estados

Estados vizinhos ao Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão passando por um período intenso de vacinação por causa do aparecimento de casos suspeitos da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que viajantes internacionais que forem se dirigir ao estado de São Paulo se vacinem contra a febre amarela. O Ministério da Saúde diz considerar essa como uma “medida ampliada de cautela”, já que, segundo a pasta, “não haveria como prever os deslocamentos internos dessas pessoas”.

Em São Paulo, a meta é ampliar a campanha de vacinação contra a febre amarela para 54 cidades e imunizar cerca de 8,3 milhões de pessoas ainda não se vacinaram, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e dois milhões com a padrão.

Já no Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios. Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas deverão ser vacinadas coma dose fracioanda e 813 mil com a dose padrão em oito municípios. O período de campanha nos estados do Rio de Janeiro e Bahia permanecem os mesmos, do dia 19 de fevereiro a 9 de março, sendo dia 24/02 o dia D de mobilização.

(Foto: Vinícius Gonçalves/TV Gazeta)