SAÚDE

Refrigerante pode servir de tratamento do câncer, diz estudo

Voluntários que ingeriram a bebida diariamente tiveram uma redução de 46% no risco.

Em 27/07/2018 Referência JCC, Malu Pinheiro

Já imaginou que beber refrigerante poderia reduzir o risco de morte em pacientes com câncer de cólon avançado? Foi isso que um estudo clínico sugeriu recentemente. Voluntários que ingeriram a bebida diariamente tiveram uma redução de 46% no risco de morte quando comparados a pacientes semelhantes que não consumiram a bebida.

Charles Fuchs, diretor do Centro de Câncer da Universidade de Yale, de Connecticut, nos EUA, e principal autor da pesquisa diz que isso pode ser em grande parte devido a um efeito de substituição. “Pode ser que a troca de refrigerantes artificialmente adoçados por adoçantes esteja impulsionando o efeito. Não temos uma explicação alternativa no momento para saber por que refrigerantes dietéticos melhoraram os resultados”, disse Charles ao Medscape Medical News.

Publicidade

Entretanto, sempre existiu uma preocupação quanto a adoçantes artificiais que podem afetar negativamente a saúde. Alguns dados sugerem que eles aumentam a incidência da obesidade, diabetes e até mesmo o câncer. “Descobrimos que manter um peso saudável, exercícios regulares e não ter uma dieta com alto índice glicêmico melhorou significativamente os resultados. Já ingerir bebidas adoçadas com açúcar piorou. Então, queríamos ver se consumir bebidas adoçadasartificialmente teria algum efeito”, explica o expert.

Foto: © Thinkstock/Getty Images - BOA FORMA