TEMAS GERAIS

Rússia acusa EUA de querer prolongar guerra na Ucrânia

O governo da Rússia afirmou que EUA quer prolongar a guerra e se envolver no conflito

Em 15/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pavel Byrkin/Sputnik/AFP

As críticas chegam em meio à contraofensiva ucraniana no nordeste e no leste do país, com a retomada de cidades como Izyum, na província de Kharkiv.

O governo da Rússia afirmou nesta quinta-feira (15) que os Estados Unidos querem prolongar a guerra na Ucrânia e se envolver diretamente no conflito.

As críticas chegam em meio à contraofensiva ucraniana no nordeste e no leste do país, com a retomada de cidades como Izyum, na província de Kharkiv.

A reação das forças de Kiev é possibilitada pelo envio de armamentos de última geração por parte dos EUA, como o lançador de mísseis Himars.

"Os EUA mostram interesse em estender as hostilidades na Ucrânia pelo maior tempo possível e, claro, controlar essa situação, o que é um envolvimento direto dos EUA no conflito. Oficiais americanos fazem declarações abertas de que o Exército dos EUA tem preparado a recente 'contraofensiva' ucraniana por vários meses. Então eu tenho uma pergunta: ainda são as Forças Armadas da Ucrânia ou são as Forças Armadas da Ucrânia e do Ocidente?", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"Oficiais americanos fazem declarações abertas de que o Exército dos EUA tem preparado a recente 'contraofensiva' ucraniana por vários meses. Então eu tenho uma pergunta: ainda são as Forças Armadas da Ucrânia ou são as Forças Armadas da Ucrânia e do Ocidente?", acrescentou.

Zakharova ainda alertou que o possível fornecimento de mísseis de longo alcance dos EUA para a Ucrânia significaria "ultrapassar a linha vermelha".

"Os Estados Unidos se tornariam parte direta do conflito, e a Rússia se reservaria o direito de responder adequadamente", disse.

A contraofensiva ucraniana já levou à reconquista de territórios no nordeste e no leste do país. Além disso, as forças de Kiev apontam a retirada de tropas e equipamentos russos de vilarejos e cidades próximos da linha de frente na província de Zaporizhzhia, no sul.

Em Kinburn Spit, na província meridional de Mykolaiv, forças pró-Rússia dizem ter impedido um desembarque militar da Ucrânia.   

O acesso a essa praia seria uma forma de as tropas de Kiev entrarem na província vizinha de Kherson, que está sob domínio de Moscou. (Ansa) 

Leia também:

Anatel libera 5G em mais sete capitais a partir de segunda (19)
> ​Dia do Cliente: Procon VV dá dicas para as compras online
Três em cada dez famílias brasileiras passam fome, diz estudo
OAB: Comitê vai uniformizar atuação nas Redes Sociais
Procon promove ação O Fantástico Mundo do Consumidor
Papa pede fim de demissão de mulheres que engravidam
Serra: Empreendedor pode solicitar empréstimo pelo celular
Presidente Jair Bolsonaro sanciona campanha Agosto Lilás
200 empresas estarão em mutirão de negociação de dívidas
Niterói abre hoje a série Cidades na Década do Oceano

TAGS:
RÚSSIA | EUA | UCRÂNIA | GUERRA | CONFLITO