ESPORTE NACIONAL

Santos vira sobre a Ponte, pula pra segundo e segue à caça do Palmeiras.

Com boas substituições feitas por Dorival, Peixe reage no segundo tempo.

Em 06/11/2016 Referência JCC

Protesto

Dorival reclamou muito da mudança da data do jogo, da noite de sábado para a manhã de domingo. O time usou camisas com a inscrição "Faltou respeito". Na coletiva, o treinador desabafou: "Vemos o futebol brasileiro na contramão da história. Uma atitude desnecessária, sem um parecer um pouco mais sério. A ingerência acaba prevalecendo e o futebol se vê outra vez agredido".

Respeitem o Santos!

O Santos entrou em campo com uma mensagem de protesto na camisa: "Faltou respeito". A bronca era contra a CBF, que, na sexta-feira, mudou o jogo contra a Ponte Preta da noite de sábado para a manhã deste domingo. Sob calor de mais de 30ºC, o Peixe mostrou que é preciso mesmo ser respeitado. E muito. Com as boas mudanças feitas por Dorival, o time virou sobre a Ponte, venceu por 2 a 1 e chegou a 64 pontos, três a menos do que o líder Palmeiras, que joga às 17h contra o Internacional, em casa. Já a Macaca, com 45 pontos, fica na décima colocação, longe do G-6.

Bola na rede

Willian Pottker, de pênalti (cometido por David Braz em Wendell), abriu o placar para a Ponte no primeiro tempo. Ricardo Oliveira e Copete, ambos pegando rebote em jogadas de Léo Cittadini, fizeram os gols da virada do Santos.

Cartola fc

Copete foi o grande pontuador do Cartola, com 13.10. Ricardo Oliveira fez 8.70. Léo Cittadini, que participou dos dois gols, ficou com 4.90. David Braz negativou: -2.70. Na Ponte, William Pottker fez 8.40.

Estatísticas

Posse de bola: Ponte Preta 40% x 60% Santos
Finalizações: Ponte Preta 7 x 13 Santos
Escanteios: Ponte Preta 4 x 5 Santos
Faltas: Ponte Preta 20 x 19 Santos
Passes errados: Ponte Preta 26 x 32 Santos
Passes certos: Ponte Preta 122 x 237 Santos
Impedimentos: Ponte Preta 4 x 3 Santos

Primeiro tempo

O Santos começou melhor, tocando a bola no campo de defesa da Ponte, mas sem conseguir criar uma chance clara de gol. A Macaca foi cirúrgica: na primeira boa investida do time ao ataque, pênalti de David Braz em Wendell, convertido por William Pottker. O gol deu confiaça à Ponte e abalou o Santos. O time de Campinas terminou a primeira etapa mais próximo do segundo gol do que o Peixe do empate.

Segundo tempo

O panorama do jogo mudou completamente após a mudança feita por Dorival Júnior no intervalo: saiu o zagueiro Fabián Noguera, lento e de pouca técnica, para a entrada do volante Yuri, que passou a ser o responsável pela saída de bola. Na prática, o Santos ficou com apenas um zagueiro (David Braz) e passou a ocupar todo o campo da Ponte. As chances foram surgindo, uma atrás da outra. Ricardo Oliveira empatou, pegando rebote de Léo Cittadini (que havia acabado de entrar no lugar de Vitor Bueno, ainda sem ritmo de jogo). Na sequência, Copete mandou na trave, de cabeça. A melhor chance, porém, caiu nos pés errados - os de David Braz, e o zagueiro acabou furando. Sob um calor de mais de 30ºC, o Peixe manteve a pressão e chegou à virada aos 43, com Copete, completando boa jogada de Léo Cittadini.

O nome do jogo

Nenhum jogador teve tanto destaque quanto Dorival Júnior. O técnico ganhou o jogo com suas substituições: o volante Yuri no zagueiro Fabián Noguera, o aplicado Léo Cittadini (que participou dos dois gols) no discreto Vitor Bueno (ainda sem ritmo após lesão) e com o garoto Arthur Maia (mais um formado na base) no lugar do apagado Jean Mota. Méritos do treinador.

Agenda

Com a paralisação do Brasileirão por conta da data Fifa, a próxima rodada será só no meio da outra semana. Santos e Ponte jogarão na quinta-feira (17): o Peixe recebe o Vitória na Vila Belmiro, e Macaca encara o Inter no Beira-Rio.

Globo Esporte