MEIO AMBIENTE

Sede do Iema do ES é palco da abertura do Prêmio Ecologia 2016.

O objetivo da premiação é valorizar o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Em 08/07/2016 Referência JCC

A sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), em Cariacica, foi palco do lançamento do 16º Prêmio Ecologia. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (07) e nesta edição a premiação aborda o tema “Crise Hídrica: Ações e Soluções”.

O objetivo da premiação é valorizar o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo, promovendo o reconhecimento e incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba.

“São 16 anos de Prêmio Ecologia, conscientizando a população sobre a importância do meio ambiente. A sociedade é a protagonista das questões ambientais, e temos que propor a busca por soluções, com foco para o bom uso da água”, afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Fernando Cerqueira.

A abertura da 16ª edição contou com a participação de representantes da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), por meio de secretários Municipais de Meio Ambiente; da Federação das Indústrias (Findes); do Ministério Público do Espírito Santo; do poder público e setor empresarial; de Comitês de Bacias Hidrográficas; de ONGs; além da presença de participantes de edições anteriores do Prêmio. 

A relevância do Prêmio Ecologia como disseminador de boas ideias foi destacado pela diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho. “Este é um projeto de grande destaque não só no Estado, porque replicamos estes trabalhos para todo o Brasil. Esta premiação é uma provocação para a busca de soluções”, explicou.

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Paulo Paim, é importante ter o Prêmio Ecologia tratando o tema ‘Crise Hídrica: ações e soluções’.

Segundo o diretor-geral da TV Vitória, Fernando Machado, o Prêmio Ecologia é uma oportunidade de trabalhar a valorização do Espírito Santo. “Desde o início vimos o compromisso dos gestores ambientais que abraçaram essa causa. Este prêmio reforça nosso compromisso como cidadãos e como empresa quanto aos recursos hídricos”.

Durante a realização do evento, os filhos de alguns servidores do Iema ficaram livres para criar desenhos que representassem o tema da 16ª edição do prêmio. Ao fim do evento, foram distribuídas mudas para os presentes.

Prêmio Ecologia

Neste ano, a novidade é a categoria Inovação em Soluções para Gestão da Água, com subcategorias empresarial e experiências de sucesso, e o retorno da categoria Jornalismo, que havia sido retirada.

As categorias são: pesquisa, educacional (subcategorias: ensinos infantil, fundamental e médio), fotografia, curtas ambientais, desenho (subcategorias: 6 a 8 anos, de 9 a 11 anos, de 12 a 14 anos, de 15 a 18 anos) e municípios sustentáveis.

O primeiro e o segundo colocados de cada categoria serão premiados com um notebook e um tablet, respectivamente. Na categoria Fotografia, os dois primeiros colocados ganharão câmeras fotográficas. A premiação na categoria Experiências de Sucesso sofreu uma modificação e o prêmio passa de R$ 5 mil (cinco mil reais) para o valor de R$ 6 mil (seis mil reais). 

As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site www.folhavitoria.com.br/premioecologia2016, de 07 de julho a 30 de setembro. Cada trabalho deverá ter um autor responsável e ser inscrito em apenas uma categoria. Será aceita apenas uma inscrição por autor em cada categoria.

Para tirar dúvidas e obter mais informações, basta consultar o regulamento, que estará disponível em www.meioambiente.es.gov.br ou enviar um e-mail para premioecologia@seama.es.gov.br.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Seama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Agência Estadual de Recursos de Hídricos (Agerh). A premiação conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

Secom ES