EDUCAÇÃO

Sedu faz encontro de acolhimento em Escola de Aracruz

Objetivo do encontro foi apresentar as mudanças na estrutura física da da Escola Primo Bitti.

Em 13/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SEDU

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz, foi sede dos episódios de violência registrados no dia 25 de novembro, quando três professores foram motos por um atirador.

Na última segunda-feira (12), a Secretaria da Educação (Sedu) realizou a primeira reunião de acolhimento com pais e responsáveis de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Primo Bitti, em Aracruz, sede dos episódios de violência registrados no dia 25 de novembro, quando três professores foram mortas por um atirador. O objetivo do encontro foi apresentar as mudanças na estrutura física da unidade, as ações que estão sendo implementadas, além de convidar os alunos para participarem de ações voltadas especificamente a eles, a serem realizadas nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), com oficinas de teatro, grafite, música, esportes, hip hop, fotografia, roda de conversa, jogos para expressão dos sentimentos, entre outras.

O encontro contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, da equipe do Ação Psicossocial de Interação Escolar (Apoie) e equipes pedagógicas da Sedu. Na fala de abertura, o secretário frisou a importância do acolhimento e da escuta ativa neste momento tão delicado para toda a comunidade escolar do município. Ele também destacou que é preciso ressignificar aquele espaço escolar, que é da comunidade.

"O que aconteceu aqui poderia ter acontecido em qualquer lugar. A primeira reação de todos é saber se este é um lugar seguro. Temos uma escola para a qual precisamos voltar. Para muitos aqui, a escola é como a nossa casa. E a nossa casa foi violada. Mas temos que voltar para casa. Estamos buscando, juntos, caminhos para voltar. Temos que ressignificar este espaço. Por isso, temos implementado diversas ações", descreveu Vitor de Angelo.

Durante a noite, o secretário explicou aos presentes que foi criada uma Sala de Situação formada por diversas secretarias de Estado e do município para auxiliar na tomada de decisões com o Conselho de Escola.

"Fomos buscar ajuda de quem tem mais experiência nisso. Estamos aqui para apresentar as ações que já foram feitas e construir novos caminhos. Queremos reabrir a escola, mas antes ouvirmos vocês, pois a presença aqui é o que importa", disse Angelo.

Na ocasião, o secretário anunciou que a unidade estará aberta para a comunidade escolar, a partir desta quarta-feira (14), com uma programação de acolhimento diversa, que inclui apresentações culturais, grafite, música e muito mais. A Sedu vai disponibilizar transporte escolar aos estudantes, pais e responsáveis que quiserem participar da programação. Para encerrar a reunião, a pedagoga, doutora em educação e professora do departamento de psicologia educacional da Faculdade de Educação da Unicamp, Telma Vinha, ministrou palestra explicando o contexto global da violência nas escolas. (As informações são da Sedu)

Leia também:

Escola de Aracruz inicia distribuição de cestas básicas
UniversidadES lança cursos livres on-line em parceria com Ifes
Escola para cientistas tem inscrições abertas para curso superior
Vila Velha passa a ter o melhor salário para professores
Cariacica: Alunos são aprovados em cursos profissionalizantes
Escola de Inovação recebe torneio de robótica neste sábado (10)
Olhar Vitória: mais de 400 alunos receberam óculos de grau
Rematrícula na rede municipal de Vila Velha vai até segunda
Escola Municipais de Vitória terão dispositivo botão do pânico
Brinquedoteca, climatização e pintura para crianças de Vitória

TAGS:
ARACRUZ | ESCOLA | REUNIÃO | ALUNOS | ESTRUTURA | FÍSICA