POLÍTICA NACIONAL

Senado aprova auxílio a santas casas e hospitais filantrópicos

Senado aprovou projeto de lei que prevê auxílio para santas casas e hospitais filantrópicos.

Em 22/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O crédito dos recursos a serem transferidos para as entidades beneficiadas deverá ocorrer em até 15 dias, a partir da publicação da lei, em função do caráter emergencial da ajuda financeira.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (21), por unanimidade, o projeto de lei que prevê auxílio emergencial de até R$ 2 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para votação na Câmara dos Deputados.

Segundo o relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a medida vai “evitar o colapso financeiro iminente do segmento hospitalar filantrópico brasileiro”. Segundo ele, esses hospitais contribuem para a capilaridade e a efetividade do SUS, respondendo por mais de 50% do atendimento em quase dois mil hospitais distribuídos por todo o país. 

“[O Projeto de lei é] urgente, em razão das dificuldades financeiras que as santas casas e os hospitais filantrópicos têm enfrentado no presente momento em face da longa duração da pandemia da covid-19, que segue em curso, ainda que a campanha de vacinação nacional já produza resultados concretos”, justificou o senador.

O crédito dos recursos a serem transferidos para as entidades beneficiadas deverá ocorrer em até 15 dias, a partir da publicação da lei, em função do caráter emergencial da ajuda financeira. Os recursos devem ser distribuídos de forma proporcional entre as unidades de saúde, conforme critérios já definidos. 

Pelo texto, santas casas e hospitais filantrópicos receberão recursos mesmo que haja débitos ou inadimplência das entidades beneficiadas. A proposta determina também que o Ministério da Saúde deve coordenar a distribuição do dinheiro, e acrescentou a previsão de que os recursos podem ser usados em pesquisa. (Por Heloisa Cristaldo/Agência Brasil)

Leia também:

Após ameaça ao teto, 4 secretários de Guedes pedem demissão
Crimes podem levar Bolsonaro a 78 anos de prisão, diz Randolfe
Relator da CPI vê um atraso deliberado na compra de vacinas
Bolsonaro nega ter culpa pela crise: "Ache um cara melhor"
Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear
Promessa de Bolsonaro sobre luz não tem como ser cumpridA
CPI da Covid deve acusar Bolsonaro por 11 crimes, diz jornal
Projeto que muda a cobrança do ICMS é questionável no STF
Câmara aprova crédito suplementar de R$ 235,3 milhões
Governo federal institui o programa Turismo Sem Drogas

TAGS: 
SENADO | SANTAS CASAS | HOSPITAIS FILÂNTROPICOS | PROJETO DE LEI | SUS