CIDADE

SERRA: Jardim Tropical terá novo paisagismo e árvore solar

A ordem de serviço foi assinada na última semana e as obras começam nos próximos dias.

Em 11/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

Os canteiros centrais da avenida principal serão alargados em 50 centímetros de cada lado e comportarão um novo paisagismo.

A avenida central do Bairro Jardim Tropical, Serra, será revitalizada. Serão feitas melhorias estruturais, estéticas e paisagísticas na via. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada na última semana pelo prefeito Sérgio Vidigal e as interveções começam nos próximos dias, com previsão de conclusão ainda este ano.

Os canteiros centrais da avenida principal serão alargados em 50 centímetros de cada lado e comportarão um novo paisagismo com espécies adequadas para a região e que valorizem a estética do bairro.  

Cada um dos sete canteiros receberá espécies diferentes para criar uma identificação com a quadra em que está inserido. O primeiro terá quaresmeiras e ipê roxos, com aproximadamente 14 árvores. O segundo contará com vegetações como oitis e chuva de ouro, mesclando uma vegetação rasteira com árvores-do-paraíso, totalizando aproximadamente 12 unidades.

No terceiro canteiro haverá cerca de 20 árvores, intercalando oitis e cambucis. Já no quarto, que fica próximo à igreja, haverá 14 palmeiras imperiais, vegetações arbustivas e agaves, criando uma barreira no canteiro central.

Fazendo divisão com o canteiro 4, o quinto será composto por 13 palmeiras fênix mescladas com vegetações arbustivas e agaves. No sexto canteiro haverá as espécies pata de vaca e escova de garrafa, totalizando 22 unidades. Já o canteiro 7 contará com vegetações de grande porte como a pau-ferro e sibipiruna.

O secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, explica que além de valorizar o bairro, a obra é necessária porque no local há problemas de escoamento das águas pluviais e eventuais entupimentos pelas grandes desfolhagens das árvores.

“Além disso, raízes das árvores estão invadindo a pavimentação. Sendo assim já se faz necessário uma melhoria e adequação, assim como uma atualização estética que valorize o bairro e resgate a mensagem do nome jardim tropical”, comenta Halpher.

Jardim Tropical ainda terá outras intervenções. A entrada do bairro será revitalizada com a colocação de uma árvore solar, composta por placas solares que acendem as folhas com a própria energia que capta. O pavimento da avenida Dido Fontes também será recuperado.

Leia também:

Pazolini assina OS para reforma do Cmei Rubens Duarte
Aracruz contrata empresas para fazer manutenção de prédios
Após 16 anos, família recebe uma nova residência em Vitória
Linhares oferece auxílio funeral para famílias vulneráveis
> ​Mais de 33 projetos prioritários no planejamento de Vila Velha
Atividades esportivas na Serra retornam nesta segunda (7)
Camburi recebe o primeiro guarda-corpo em braille do ES
Mais um cruzamento com conversão à direita em Vitória
Camburi recebe primeiro guarda-corpo em braille do Estado
Vila Velha é a primeira cidade do Brasil a testar tecnologia 5G

TAGS: 
SERRA | REVITALIZAÇÃO | AVENIDA CENTRAL | PAISAGISMO | OBRAS