SAÚDE

Sesa amplia vacina HPV para meninos a partir de 9 anos

Secretaria de Saúde ampliou a oferta da vacina HPV quadrivalente para a partir de 9 anos.

Em 19/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

A ampliação da oferta segue definições propostas pelo Ministério da Saúde em função das evidências científicas do impacto positivo da vacina em crianças e adolescentes na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV

A vacina contra o Papilomavirus humano (HPV4) passa a ser disponibilizada em todo Espírito Santo aos meninos a partir dos nove anos de idade. Anteriormente, as doses eram aplicadas em meninos de 11 aos 14 anos.

A ampliação da oferta segue definições propostas pelo Ministério da Saúde em função das evidências científicas do impacto positivo da vacina em crianças e adolescentes na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV (como câncer de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal) e, também, da baixa cobertura vacinal deste público.  

A vacina HPV quadrivalente está disponível nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado e é administrada em duas doses em meninas e meninos de nove a 14 anos. Para homens e mulheres imunossuprimidos, de nove a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, a vacina é administrada em três doses.

No Espírito Santo, em 2022 a cobertura vacinal de HPV em meninos está em 53,98% para primeira dose e de 40,55% para segunda dose, sendo que a meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% em ambas doses. Para as meninas, a cobertura está em 67,47% para D1 e 54,55% para D2.

Leia também:

Serra abre hoje (19) novas vagas para vacina contra Covid-19
Final de semana de vacinação sem agendamento na Serra
Linhares abre US neste sábado (17) para vacinar contra pólio
Viana: Sábado de vacinação contra covid-19, gripe e polio
Vitória realiza vacinação sem agendamento neste sábado (17)
Serra abre vagas de vacina contra Covid-19 nesta quinta
Cirurgias eletivas: saúde da Serra realiza mais um mutirão
Vitória abre nesta quinta, mais 3.310 vagas para vacinação
Teste rápido ajuda conter a transmissão da Hanseníase
Medicamento para tratar câncer de mama é incluso ao SUS
Casos de monkeypox permanecem estáveis, diz ministro

TAGS:
SESA | VACINAÇÃO | MENINOS | HPV | OFERTA