SAÚDE

Setembro chegará com a Campanha de Doação de Órgãos

A Secretaria da Saúde (Sesa), busca conscientizar a população sobre a doação de órgãos.

Em 30/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/(Reprodução/Assembleia Legislativa/SP)

No ES, são 1.939 pessoas inscritas no TCU, aguardando por transplantes, sendo: 683 pessoas aguardando por transplante de córnea, 1.231 aguardando um rim, 18 um fígado e 07 por transplante de coração.

Vai começar o mês de setembro e com ele a campanha de Doação de Órgãos “Setembro Verde”.  A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), busca a conscientização da população em relação à doação de órgãos e tecidos e a sensibilização das famílias para essa ação.

Atualmente no Espírito Santo, 1.939 pessoas estão inscritas no Cadastro Técnico Único (TCU), aguardando por transplantes, sendo: 683 pessoas aguardando por transplante de córnea, 1.231 aguardando um rim, 18 um fígado e 07 por transplante de coração.

O coordenador da CET-ES, Leonardo Santiago, destaca que por ser um momento delicado e difícil para toda a família, é importante conscientizar a população sobre a realização do desejo de seu ente querido falecido, autorizando a doação de órgãos.

“Segundo a legislação, quem autoriza a doação de órgãos é a família. E nesse momento, os familiares estão fragilizados, processando o luto e enfrentando um sentimento de dor, portanto, é muito importante que as pessoas conheçam o processo de doação e transplante e conversem em casa sobre o tema, manifestando a vontade de ser doador ou não, em vida, pois grande parte das recusas familiares está relacionada ao desconhecimento desse desejo do doador”, explica o coordenador.

Dados transplantes

No Espírito Santo, de janeiro de 2022 até 31 de julho, foram realizados 229 transplantes, (11 de fígado, 44 de rim, 126 de córnea e 48 de medula), enquanto em 2021, no mesmo período, foram realizados 245, (02 de coração, 18 de fígado, 28 de rim, 162 de córnea e 35 de medula).

Durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foram criados novos protocolos sanitários para triagem do doador e receptor de órgãos e tecidos, bem como critérios para avaliação da realização dos transplantes. Um deles é a exigência do teste de Covid-19 para todos os processos de doação, a fim de garantir um procedimento seguro.

Serviços no ES

No Espírito Santo são realizados os transplantes de coração, fígado, rim, córnea/esclera, medula óssea autólogo e medula óssea aparentado.

Existem no Estado sete serviços habilitados para realização desses procedimentos, sendo cinco deles por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e quatro particulares (transplante de córneas), no entanto, todo o processo de notificação, captação e doação de órgãos é feito pelo SUS.

- Hospital Meridional: coração, fígado e rins;
- Hospital Evangélico de Vila Velha: coração, rim e córnea;
- Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM): córnea;
- Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória: Córnea;
- Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo (CECOES): córnea (procedimento por convênio ou particular);
- Instituto de Olhos do Espírito Santo (IOES): córnea (procedimento por convênio ou particular);
- Instituto Oftalmológico Santa Luzia: córnea (procedimento por convênio ou particular);
- Hospital Mata da Praia: córnea (procedimento por convênio ou particular);
-Hospital Santa Rita: transplante de medula autólogo e halogênico aparentado;

Já os bancos de olhos, que realizam a captação de córneas, estão localizados no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM), que realiza a captação de córneas em Vitória; e no Hospital Evangélico de Vila Velha, que faz a captação de córneas nos demais municípios do Espírito Santo.

Leia também:

Nova Venécia alerta mulheres sobre o Exame Preventivo
Serra abre nesta segunda (29) novo agendamento para vacina 
Estudo Viana Vacinada é publicado em revista científica
Covid-19: Brasil registra 22 mortes e 3,4 mil novos casos
Dia de Combate ao Fumo terá ações educativas hoje (29)
Sábado (27) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Inauguração da passarela terá ônibus da saúde com vacinas
Anvisa aprova importação de vacina contra a monkeypox
Linhares faz apelo aos pais para levarem crianças para vacinar
Cariacica terá vacinação contra poliomielite, Covid-19 e gripe 

TAGS:
SESA | CAMPANHA | DOAÇÃO | ÓRGÃOS | SETEMBRO | CONSCIENTIZAÇÃO