CIDADE

Sindicato dos Ferroviários protesta no ES por reajuste salarial na Vale.

Categoria quer reajuste de pelo menos 10,33%, valor da inflação.

Em 12/11/2015 Referência JCC

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindifer) protestou por reajuste salarial em frente à mineradora Vale, em Jardim Camburi, em Vitória, nesta quinta-feira (12).

A manifestação começou por volta de 6h e ao longo dia provocou engarrafamento na avenida Dante Michelinni. O protesto terminou às 10h.

O grupo interceptou os ônibus da empresa assim que se aproximavam da empresa. O sindicato informou que a categoria pede um reajuste de pelo menos 10,33%, valor da inflação.

“Eles querem dar reajuste zero, um absurdo. E ainda falam em substituir o reajuste por um abono de pouco mais de R$ 1 mil. A categoria não vai aceitar isso”, disse um integrante do sindicato.

Vale
A mineradora Vale foi procurada pelo G1 e disse que não comenta as negociações com o sindicato. Informou que as propostas ainda estão sendo discutidas e as negociações ainda estão em andamento.

O Sindifer confirmou que uma nova rodada de reuniões está marcada para a próxima terça-feira (17).

Um panfleto foi distribuído durante as manifestações. Nele, o presidente do Sindifer, João Batista, disse que a categoria está preocupada com o futuro dos funcionários por causa das barragens que cederam em Minas Gerais.

“Essa tragédia humana e ambiental sem precedentes ocorre em meio a negociação salarial dos empregados da vale e os da Samarco, que já suspendeu toda a negociação. Agora, não admitiremos que a Vale defenda sua política de reajuste e reposição salarial zero sob argumento de eventuais prejuízos por conta do episódio”, disse

Trânsito
A equipe de videomonitoramento da Guarda Municipal de Vitória disse que o protesto deixou o trânsito complicado. Um longo engarrafamento se formou no sentido Vitória para Jardim Camburi.

Fonte: G1-ES