CIDADANIA

Sistema de abastecimento de água garante famílias paraenses no campo.

Comunidades de Mojuí dos Campos (PA) foram beneficiadas com o sistema.

Em 08/07/2015 Referência JCC

As comunidades Moju I e II, em Mojuí dos Campos (PA), foram beneficiadas com os sistemas de abastecimentos e poços tubulares rasos do Programa Água para Todos. A iniciativa é resultado de convênio assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e garante às comunidades o acesso à água de qualidade para consumo humano.

O assentamento recebeu cinco sistemas de abastecimento - conhecidos como poços tubulares profundos -, beneficiando 224 famílias dos assentamentos, e mais 124 poços tubulares rasos. As primeiras tecnologias sociais de captação e armazenagem de água foram entregues na semana passada.

“Foi a coisa mais importante que já tivemos. Agradeço todo dia por termos encontrado uma forma de conseguir esse líquido tão precioso”, conta a presidente da Central das Associações do Projeto de Assentamento Moju I e II, Francisca Aurelice Souza dos Santos, 34 anos.

Água de qualidade

Antes das tecnologias sociais, a água de baixa qualidade do igarapé era a principal fonte para a comunidade. As famílias tomavam água turva, sujeita a parasitoses e verminoses. Agora, elas têm água de qualidade e não precisam caminhar quilômetros em busca de água. “Muitas vezes você não podia morar no assentamento porque não tinha água. Você ficava um mês e depois passava dois ou três na cidade”, lembra Francisca, que mora no assentamento e também se beneficiou com a tecnologia.

 Segundo a analista de Políticas de Inclusão Produtiva do MDS Karla Oliveira, a qualidade da água dos poços e sistemas de abastecimentos está evitando o êxodo. “Muitas vezes, a mãe ia com os filhos para a cidade porque não existia qualidade de vida na comunidade; o marido ficava no lote. O projeto possibilitou a fixação dessas famílias no assentamento”, destacou. Karla disse ainda que muitos assentados estão voltando a plantar graças ao acesso à água.

 Com papel estratégico no combate à fome e à pobreza, o programa Água para Todos é uma ação do governo federal, executada pelos Ministérios da Integração Nacional, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Banco do Brasil, da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As ações são executadas em parceria com organizações da sociedade civil, como o Ipam.

 Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome