SAÚDE

Surto de conjuntivite gera estado de alerta em Caldas Novas

O Verão, a umidade, piscina, calor e a aglomeração de pessoas facilitam na propagação.

Em 18/01/2018 Referência JCC, Marcela Brito - Objetiva

Por suas fontes termais, Caldas Novas – GO é muito procurada durante a alta temporada, principalmente por moradores de cidades próximas, como os brasilienses. A cidade turística está sofrendo atualmente um surto de conjuntivite, já reconhecido pela Secretaria de Saúde Municipal local. O Verão, a umidade, piscina, calor e a aglomeração de pessoas facilitam na propagação da doença, que é comum nesta época do ano.

Além dos fatores do verão, outras condições podem ainda facilitar o surgimento da conjuntivite quando conciliados com a exposição desta época. "Quando se está com a imunidade mais baixa, seja por exposição ao sol, mudanças de hábitos alimentares ou até mesmo privação de sono regular, a pessoa se torna mais suscetível à conjuntivite, ainda mais combinando tudo isso ao verão", como explica a oftalmologista Ana Carolina Garcia, do CBV Hospital de Olhos.

Nas redes sociais da Secretária de Saúde de Caldas Novas – GO internautas relatam casos de conjuntivite contraídos na cidade. "Sou de Brasília. Cheguei ontem de Caldas Novas, eu e toda minha família pegaram [sic], até as crianças de 2 e 7 anos. Somos 6 adultos e 4 crianças. E ninguém do hotel e da cidade orientaram [sic] sobre o surto. Gente é muito sério!" relata uma internauta.

É preciso ficar atento durante a estação, pois o principal agente causador da conjuntivite viral, o adenovírus, sobrevive muito tempo em superfícies secas, fazendo com que as epidemias surjam com mais facilidade, como explica a médica. "A pessoa contaminada pode ter contato em casa ou no trabalho com objetos de uso comum como toalhas, maçaneta da porta, telefone e computador, por exemplo, e acabar transmitindo o vírus para outras do convívio", finaliza.

Os primeiros sete dias do início dos sintomas são considerados de alto contágio e os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de areia e ardor nos olhos, inchaço nas pálpebras e sensibilidade extrema à claridade. Caso estas características sejam observadas, a indicação é procurar o oftalmologista o quanto antes, pois somente o médico é capaz de fazer o diagnóstico e indicar o trato correto para doença, já que os tratamentos das conjuntivites virais e bacterianas são diferentes.

O que diz a Prefeitura de Caldas Novas/GO, em 17/01/2018

Formas de se proteger da doença:

A chegada do verão traz temperaturas mais altas e Caldas Novas, por ser uma cidade turística, começa a receber um grande número de turistas, principalmente para aproveitar as piscinas de águas termais. Mas, além do calor, este período acaba contribuindo para a transmissão das chamadas ‘doenças da estação’, entre elas as gripes, resfriados, conjuntivites, entre outras.

Em Caldas Novas, nos últimos anos, não houve epidemias ou piora do estado geral da saúde das pessoas por causa de doenças sazonais. Porém, este ano, um surto de conjuntivite foi identificado. A Secretaria Municipal de Saúde trabalha para garantir o devido tratamento aos infectados e também para identificar o tipo e a causa: se ela é viral ou bacteriana. Ambas são transmissíveis, porém a conjuntivite não se pega no ar, mas pelo contato com secreções oculares.

Hotéis e comércios recebem assistência da Prefeitura Municipal com informações e instruções de como se precaver. As recomendações mais comuns consistem na troca diária da fronha e acréscimo do cloro na água das piscinas. Para os comerciantes, a indicação é a higienização das mãos e dos produtos com álcool.

De acordo com a médica Larissa Ferreira, que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), as formas de prevenção para combater essa doença são simples:

– lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel ao compartilhar utensílios e equipamentos públicos (comércios, bares e restaurantes, rodoviária, igrejas e todos os lugares com grande circulação de pessoas);

– nas piscinas, o ideal é proteger os olhos com os ósculos de natação e evitar que mão tenha contato com os olhos;

– evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas como secreções e vermelhidão nos olhos;

O álcool gel é um importante aliado na higiene das mãos. Água e sabão também resolvem, porém, na rua ou em lugares onde o acesso à lavabos e banheiros é difícil, o álcool gel pode ser usado, sendo até mais eficiente.

Sobre a doença, Larissa Ferreira pondera que, nem sempre, os sintomas podem ser de conjuntivite. “Nem todo olho vermelho e irritado significa conjuntivite, mas é necessário se consultar para atestar ou não a doença”, enfatiza a médica. Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas

Imagem: Divulgação/ Shutterstock