VIAGENS & TURISMO

Temporada de baleias jubartes vai estimular turismo em Prado

Baleias jubartes, chamadas de gigantes do mar buscam temperaturas amenas para reproduzir.

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Instituto Baleia Jubarte

O turismo de observação de baleias jubartes (whale watching) cresce em todo o planeta. De junho até outubro é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e de cerca de 40 toneladas.

A cidade de Prado, na Bahia, é um dos melhores lugares para se avistar saltos de baleias jubartes. As gigantes do mar buscam temperaturas mais amenas a fim de se reproduzir. Elas saem das águas frias da Antártica e nadam mais de 4 mil KM até Abrolhos, no sul do estado.

De junho até outubro, principalmente entre o sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é possível avistar em alto-mar os gigantes dos oceanos, que chegam a 16 metros de comprimento e cerca de 40 toneladas. O turismo de observação de baleias (whale watching) cresce em todo o planeta como consequência direta do fim das atividades de caça e do aumento gradual da população de jubartes.

Emprego e renda

Além disso, a prática movimenta a economia local, gera renda e emprego, estimula a atividade de serviços e incentiva os setores hoteleiro e gastronômico e as agências de viagens que oferecem pacotes exclusivos.

As empresas do trade que trabalham com o turismo de observação de jubarte já se preparam para receber os turistas, mas devem estar atentas às medidas restritivas demais regras de gestão. O turismo de observação de baleias em águas brasileiras é normatizado pela Lei Federal 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceo, e pela Portaria IBAMA 117 de 1996, que define normas específicas para a atividade.

As agências de viagens e operadoras de turismo de Prado (BA) oferecem pacotes para a observação. O município é um dos melhores lugares para se avistar as baleias e já começa a se organizar para receber os turistas que vêm para a Bahia contemplar a jubarte.

Costa das Baleias

Prado fica na região conhecida como Costa das Baleias, que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas. A região é um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário de jubarte.

A observação das baleias só pode ser feita de barco, cujos passeios são oferecidos pelas agências de turismo local. A embarcação tem ponto de partida em Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. Alguns roteiros oferecem um passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.
Para a secretária de turismo Iracema Ribeiro, a chegada da época de observações de baleias jubarte no litoral brasileiro traz otimismo.

"É um período muito aguardado por todos os comerciantes da cidade. Com a chegada das baleias jubartes tem um aumento de visitantes e os comerciantes começam a se aquecer.", disse a secretária de turismo Iracema Ribeiro. (Por Letícia Avelar/AsImp)

Leia também:

Prado: Barra do Cahy encanta pela história e belezas naturais
Casa do Turista teve aumento de 10% nos atendimentos em 2022
Vila Velha está entre os destinos mais procurados do Airbnb
CRJS são destaque no maior evento de Direitos Humanos
Profissional indica 10 melhores exercícios para treino de costas
Especialistas pedem ações contra mudanças climáticas
São Paulo tem perucas grátis para pacientes com câncer
Pesquisa: 86% de trabalhadoras negras relatam casos de racismo
Recadastramento de armas particulares chega a 81%
Rodosol vai mudar atendimento das cabines dos motociclistas

TAGS:
PRADO | BALEIAS | BELEZAS | TURISMO | JUBARTES | TEMPORADA