SAÚDE

Tenha uma gravidez mais saudável e com menos estresse

Para garantir a segurança da mamãe e do bebê, instrutora passa dicas.

Em 12/01/2018 Referência JCC - Adriana Camargo

A gravidez é uma época incrível da vida para se praticar yoga. Estudos realizados demonstram que as praticantes de yoga têm seus níveis de estresse reduzidos através da atividade constante durante e após a gestação. O que gera uma gravidez mais saudável e maior possibilidade de parto normal. Além disso, os batimentos cardíacos e os níveis de pressão da mãe e do bebê permanecem estabilizados, na grande maioria dos casos, durante todas as fases do desenvolvimento intrauterino. O yoga não apenas é um exercício tolerado como também não produz nenhuma alteração fisiológica ou cardíaca aguda na mãe e no feto.

Mas como deve ser conduzida a prática nesse período?

Durante a gravidez, muitas mulheres já modificam naturalmente, de forma instintiva, suas atividades físicas. Para aproveitar o máximo das aulas e seus benefícios, é importante saber algumas diretrizes básicas que irão manter tanto o bebê como sua mãe seguros e confortáveis durante todo esse período. As principais modificações em relação às posturas ou ásanas, são as relacionadas às torções e ao se deitar de bruços, contraindicados por terem potencial abortivo. Devem ser feitas as variações, guiadas pelo professor.

Já na hora do relaxamento deve-se deitar de lado e, se necessário, colocar um travesseiro entre as pernas. O relaxamento é o momento de internalizar os benefícios da prática, portanto a gestante deve se sentir extremamente confortável. A jornalista Juliana Sana, mãe da recém-nascida Stella, yoguine há muitos anos, sentiu que a prática na gestação, mais do que em outros momentos, foi muito além da atividade física.

“Durante a gravidez pratiquei yoga regularmente, e como sempre fui adepta do estilo mais dinâmico e vigoroso, mantive o mesmo ritmo ao longo dos nove meses. Minha instrutora adaptou algumas posturas para que eu aguentasse melhor as mudanças do meu corpo e o crescimento do bebê. Minha gestação foi incrível! Evitei apenas as paradas de cabeça por não me sentir confortável. De resto, fiz absolutamente tudo. Minha flexibilidade melhorou e em nenhum momento tive dor nas costas, dor lombar ou falta de ar. Antes de ir para a maternidade, estava tão animada que fiz uma prática estimulante e vigorosa para ajudar no momento do parto. Tudo correu maravilhosamente bem e eu e a Stella estamos ótimas!”

Para segurança da mamãe e do bebê, seguem algumas dicas e regras para as práticas durante os nove meses:

  • Algumas mulheres preferem a discrição nos primeiros meses de gravidez, mas é muito importante comunicar ao seu instrutor sobre a gestação.
  • Coma algo leve duas horas antes da prática e nunca pratique em jejum.
  • Procure não reter e nem acelerar a respiração durante os exercícios e práticas respiratórias específicas. Sua respiração deve ser a mais natural e orgânica possível durante esse período. Inale ao subir ou abrir o peito e exale ao descer ou fechar o peito.
  • Também não se force a manter a postura por longos períodos de tempo. Pelo contrário, saia e entre na postura, ou ásana, quantas vezes precisar durante a aula. Siga o seu ritmo natural.
  • Por causa dos hormônios, os ligamentos e tendões se tornam mais elásticos, e você se sentirá mais apta a realizar os alongamentos avançados. Seja prudente para não se machucar.
  • Quando necessário, afaste as pernas e abra espaço para a barriga nas flexões anteriores de tronco.
  • O trabalho abdominal também poderá ser modificado. Em posturas que exijam isometria e sustentação abdominal, como a Postura do Barco, Navasana, as pernas poderão ser flexionadas se preciso ou as pontas dos dedos dos pés apoiadas no solo.
  • Pule apenas se estiver realmente segura e confortável. Todos os saltos no yoga são sustentados, principalmente, por abdômen, paravertebrais e glúteos fortes o que pode ser muito natural para as futuras mães com perfil mais atlético. Mas para outras esse será um esforço desnecessário com possibilidade de riscos. Pratique de acordo com a sua natureza.
  • As posturas de equilíbrio poderão ser realizadas próximas a uma barra ou parede caso você sinta necessidade, já que seu centro de gravidade será alterado durante todo esse período.
  • As aulas aquecidas geralmente não são confortáveis para a maioria das gestantes. Veja como você se sente e faça apenas o que for agradável.
  • Inversões como a Parada de Cabeça, Sirsasana, podem ser feitas até a 36ª semana de gravidez se confortáveis. Depois dessa data, quando o bebê normalmente já estará virado de cabeça para baixo e encaixado, tanto esta postura quanto a do Cachorro Olhando Para Baixo, Adho Mukha, deverão ser evitados.
  • Se você for uma iniciante no yoga, as aulas pré-natais serão ótimas para você. Pratique desde o início com cuidado e a partir do segundo trimestre com maior segurança. Como as maiores modificações visíveis no corpo acontecem a partir do primeiro trimestre, antes disso sua intuição será uma grande aliada.
  • Lembre-se de sempre mencionar quaisquer dúvidas ou preocupações ao seu professor e também ao seu obstetra.

Vá com calma, seja cautelosa e tenha em mente que tudo o que fizer deverá ser prazeroso. Respeite seus instintos sempre.

(Foto:EuAtleta)