AGROPECUÁRIA

Transporte é ponto desafiador no bem-estar dos bovinos

A ciência já mostrou que a falta de cuidado no transito, interfere nas características da carne.

Em 08/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Guettyimages

Embarque de bovinos na fazenda e deslocamento até o frigorífico interferem na qualidade de vida e da carne de um animal de produção.

Um dos pontos mais desafiadores no bem-estar dos animais de produção, nos bovinos, é o transporte. Seja entre fazendas, seja para indústria frigorífica, a regulamentação brasileira evoluiu, considerando itens que favorecem o bem-estar animal, como piso antiderrapante, altura mínima da carreta, ventilação, evitar elementos pontiagudos que possam machucar os animais.
Porém, esse é um tema que exige ainda muita pesquisa, especialmente conscientização. Por exemplo, é permitido o uso de caminhões com dois pisos.

Porém, não é exigido elevadores internos e muitas carretas, ainda, são fabricadas com rampas de acesso tanto para desembarque quanto para embarque. Um modelo que não é interessante, ocorrendo o maior número de contusões acidentes. Com elevadores, a gente evita esses desníveis dentro da própria carreta.

O treinamento também é algo essencial, com reciclagem constante, especialmente aos motoristas que precisam enfrentar a falta de estrutura das estradas em todo o interior do Brasil e onde, estabelecer uma velocidade constante, é algo impossível. Com tantos buracos, o acelera e breca se torna um movimento constante e por isso é preciso muita habilidade para superar esse problema.

E, por fim, é necessário o desembarque calmo e respeitando o bem-estar dos animais nessa chegada.Cada detalhe é um sinal de respeito da cadeia produtiva com os animais.

A ciência já mostrou que a falta de cuidado, especialmente nesse momento final, interfere nas características da carne, como cor, sabor, cheiro, maciez e valor nutricional. Portanto o esforço para o bem-estar dos animais é de todos e beneficia a todos. (Por Carmen Perez, em Forbes)

Leia também: 

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada outra vez no ES
Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada
Exposição Agropecuária de Aracruz será em setembro
Linhares lançará programa municipal de incentivo a Pecuária
Parceria entre Serra e Sebrae melhora qualidade da pecuária
Syntec do Brasil lança duas vacinas biológicas para equinos
Linhares sediará a Feira de Touros Pró-Genética em julho
Comprovação da vacinação contra febre aftosa vai até sexta
Vacinação contra febre aftosa no ES termina na terça-feira
Leilão para contratar frete para ProVB será nesta quinta (26)

TAGS:
TRANSPORTE | DESAFIO | QUALIDADE | ALTERAÇÃO DE CARNE | FRIGORÍFICO