POLÍTICA NACIONAL

Troca de insultos entre políticos marca semana no Congresso.

Discussões no Legislativo envolveram deputados, senador e ministro.

Em 31/10/2015 Referência JCC

A última semana no Congresso Nacional não vai ser lembrada por votações importantes ou debates sobre projetos, mas por brigas, bate-bocas e trocas de insultos entre parlamentares, ministros e manifestantes nas dependências do Legislativo.

Em um dos episódios mais tensos, o deputado João Rodrigues (PSD-SC) – defensor da proposta de mudanças no Estatuto do Desarmamento – criticou na última quarta-feira (28), no plenário da Câmara, o colega do PSOL Jean Wyllys (RJ), chamando-o de "escória deste país".

Na resposta, Wyllys acusou o deputado do PSD de "fascista" e lembrou do episódio no qual Rodrigues foi flagrado por uma emissora de TV assistindo a um vídeo pornô em uma sessão da Casa, em maio.

Outra discussão acalorada envolveu nesta quinta (29) o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga – senador licenciado. Em meio a um bate-boca no Senado, os dois se chamaram de "bandido" e "safado".

Vagabundos (terça-feira, 27):
O deputado Sibá Machado, líder do PT na Câmara, se irritou com manifestantes que foram à Casa na terça-feira pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Nas galeria do plenário, durante a sessão, os manifestantes estenderam duas faixas com as inscrições “Impeachment” e "Fora, Dilma".

No momento em que o deputado Wadih Damous (PT-RJ) foi à tribuna discursar em defesa da presidente, os manifestantes começaram a vaiá-lo e a gritar “fora petista” e “a roubalheira do PT está acabando”.

No meio do plenário, Sibá Mahcado se exaltou. No microfone, chamou os manifestantes de "vagabundos" e disse que iria colocá-los "para correr".

“Eu vou juntar gente e vou botar vocês pra correr daqui de frente do Congresso. Bando de vagabundos. Vocês são vagabundos. Vamos pro pau com vocês agora”, gritou Sibá Machado.

'Mentiroso' (terça-feira, 27)
Em meio à votação da PEC que muda as regras de demarcação de reservas indígenas, deputados favoráveis e contrários à proposta travaram duras discussões no plenário da comissão especial.

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), contrário à proposta, queria que a votação fosse adiada para que os parlamentares discutissem mais a matéria, mas não teve a solicitação atendida.

Ele afirmou que o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), havia dito que daria mais tempo para discussão da matéria.

Deputados a favor da proposta disseram que Braga estava mentindo, o que o deixou revoltado(veja o vídeo acima).

 

“Mentiroso é o senhor. Não me chame de mentiroso, que eu não sou moleque seu […] Ninguém aqui vai baixar a cabeça para o senhor”, esbravejou Braga a um deputado ruralista.

Contrário ao projeto, o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) disse que não participaria da votação porque a aprovação do projeto causaria “um derramamento de sangue”. Depois da afirmação, Molon se retirou da comissão acompanhado por outros deputados ambientalistas.

'Escória' e 'fascista' (quarta-feira (28)
A discussão começou quando o deputado João Rodrigues (PSD-SC) subiu à tribuna do plenário da Câmara para criticar os parlamentares que se opõem às mudanças no Estatuto do Desarmamento.

“Quero comentar algumas afirmações de alguns parlamentares que, ao comentar o Estatuto do Desarmamento, se postam como verdadeiros defensores de bandidos", declarou Rodrigues.

"Por exemplo, o deputado Jean Wyllys, o ex-BBB, que disputou a primeira eleição com 13 mil votos. Chegou a esta Casa com a sua exposição naquele programa extremamente culto, que acrescenta demais à cultura dos brasileiros. Chegou e questionou o comportamento de cada parlamentar, chamando os parlamentares de bandidos”, complementou o deputado do PSD. 

 

Rodrigues prosseguiu o discurso criticando posições que Jean Wyllys defende, como a descriminalização das drogas.

Wyllys reagiu: "Ele e todos os fascistas vão ter que me engolir. Sou homossexual assumido, sim, e vocês vão ter que me engolir. Vocês não vão me intimidar”, disse.

“Posso até ser criticado, mas vindo do senhor é elogio. Um parlamentar que defende perdão para drogas, que defende que adolescente pode trocar de sexo, mesmo sem autorização dos pais. Isso não é deputado, é a escória deste país, mas ocupa lugar como deputado”, afirmou Rodrigues.

Wyllys também relembrou episódio no qual o colega do PSD foi flagrado assistindo a um vídeo pornô durante a votação da proposta de reforma política. A cena foi divulgada pelo SBT.

"Homens decentes não assistem vídeos pornôs em plena sessão plenária, não são condenados por improbidade administrativa, como o deputado foi. Quem não tem moral para representar o povo brasileiro é ladrão. Qualquer programa de televisão é mais decente que deputado que rouba dinheiro do povo. É mais decente que deputado que usa sessão para ver vídeo pornô”, disse Jean Wyllys. “Resta saber se seu vídeo pornô era hétero ou não”, ironizou.

'Bandido' e 'safado' (quinta-feira, 29)
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, era o convidado de uma audiência pública da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.

Em meio à sessão, o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), questionou o ministro sobre a renovação das concessões das distribuidoras e os planos de venda da Celg Distribuidora pela Eletrobras.

De repente, o senador acusou o ministro de estar “dando as costas” enquanto ele falava.

“Senhor ministro, se vossa excelência estiver ocupado e não puder ouvir a minha pergunta, eu encerro aqui”, reclamou Caiado.

Eduardo Braga pediu desculpas ao senador do DEM e respondeu que estava ouvindo “com a maior educação”.

Depois, o ministro ressaltou que tinha ido à comissão “debater clima”, mas, nesse momento, foi interrompido por Caiado. “Vossa excelência se nega todas as vezes a vir aqui discutir esse assunto.”

A partir desse momento, os ânimos começaram a se exaltar. Braga pediu que Caiado mantivesse a calma. O parlamentar do DEM, então, alegou que estava sendo desrespeitado. “Quem está sendo desrespeitoso é vossa excelência”, reagiu Braga.

O senador chegou a se levantar para deixar o plenário, mas, no meio do caminho, decidiu se dirigir à mesa onde Eduardo Braga estava sentado e voltou a bater boca com o ministro.

"Vossa Excelência é um desequilibrado", disse Braga, enquanto Caiado o chamava de "bandido" e "safado". "Bandido é vossa excelência e safado é vossa excelência. Me respeite", disse o titular de Minas e Energia.

'Psicopata' (quinta-feira, 29)
Em entrevista coletiva no Salão Verde na última quinta-feira (29), o deputado Sílvio Costa (PSC-PE), um dos vice-líderes do governo na Casa, chamou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de "psicopata" e "doente" ao ser informado que o peemedebista havia dito que ele era uma "piada".

“Ele [Eduardo Cunha] tem que sair. Esse cara não pode continuar com esse cinismo. Esta semana, ele riu na sessão três ou quatro vezes. Ou esse cara é doente, um psicopata, ou ele está brincando com o país. Não pode continuar desse jeito”, disse Sílvio Costa.

Fonte: G1-ES