SAÚDE

Tuberculose: ações de conscientização continua na Serra

No mês de abril, a Secretaria de Saúde da Serra dá continuidade as ações de conscientização

Em 01/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/PMS

Estão programados eventos para terça-feira (2), no CRAS de Novo Porto Canoa, quarta-feira (3) no CRAS de Serra Dourada; e para sexta-feira (5) no CRAS de Jardim Carapina. Sempre a partir das 9 horas.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

No mês de abril, a Secretaria de Saúde da Serra dá continuidade as ações de conscientização sobre o combate à tuberculose. A programação especial visa a alertar sobre o tratamento da doença. 

>> Saúde: confira os serviços que funcionam durante o feriado 

Estão programados eventos para terça-feira (2), no CRAS de Novo Porto Canoa, quarta-feira (3) no CRAS de Serra Dourada; e para sexta-feira (5) no CRAS de Jardim Carapina. Sempre a partir das 9 horas.

Cabe ressaltar que a ação já foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Parque Residencial Laranjeiras, na Unidade Regional de Saúde (URS) Serra Sede, na URS de Serra Dourada e no CRAS de Serra Sede. 

Programa de Tuberculose na Serra 

No que diz respeito ao tratamento da doença, a Serra é o único município da Grande Vitória que tem o Programa de Tuberculose descentralizado. Ele é ofertado nas seis Unidades Regionais de Saúde (URS): Feu Rosa, Valparaíso, Serra Dourada, Serra Sede, Jacaraípe e Novo Horizonte.

Além disso, atualmente, a URS Valparaíso é referência na Serra para casos mais complexos de diagnóstico e tratamento. O local também é referência para o atendimento de crianças e adolescentes, que são assistidos por uma pneumopediatra.

A porta de entrada para quem possui sintomas respiratórios ( tosse por três semanas ou mais) é a unidade de saúde de referência. Lá, após a acolhida do paciente, as equipes de Saúde fazem a investigação da tuberculose por meio da coleta de escarro e Raio-X.

Nos casos positivos ou  nos casos negativos - mas que ainda restam suspeitas de tuberculose, o paciente será referenciado para uma Unidade Regional de Saúde e encaminhado para o Programa de Tuberculose. Além do atendimento médico e dos exames, o município ainda fornece os medicamentos.

Há ainda o teste tuberculínico (PPD), exame oferecido para todos os contatos  de pacientes com tuberculose, ou seja, pessoas que estiveram em contato direto com pacientes infectados. Na Serra, ele é realizado nas URS Valparaíso, Serra Dourada, Jacaraípe e Feu Rosa.

Por isso, atenção! Se você está tossindo há três semanas ou mais, procure a unidade de saúde de sua referência e relate o caso. No local, faça o exame de tuberculose. O diagnóstico precoce continua sendo o melhor caminho para a cura da doença. (Secom/PMS)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Saúde: confira os serviços que funcionam durante o feriado
Laboratório Central abre para testes de Covid-19 no feriado
Feriadão na Serra com vacinação contra influenza e gripe
PMV abre agendamento para vacinação contra gripe e dengue
Saúde amplia vacinação contra dengue para 154 municípios
Vigilância em Saúde percorre escolas e empresas de Linhares 
Investigação de tuberculose começa nas Unidades de Saúde
UPA de Linhares registra aumento nos casos de bronquiolite
Quarta tem mutirão de limpeza contra dengue em Consolação
Vacina da gripe estará disponível em todas as US de Linhares

TAGS:
TUBERCULOSE | CONSCIENTIZAÇÃO | SERRA | AÇÕES | UBS