MEIO AMBIENTE

Vale atinge meta de 100% de consumo de energia renovável

Toda energia elétrica utilizada nas operações no Brasil em 2023 veio de fontes renováveis.

Em 18/04/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/VALE

A informação é destaque na edição de 2023 do Relato Integrado, que traz também outros avanços ambientais, sociais e de diversidade da empresa.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

A Vale oficializou que toda a energia elétrica utilizada nas suas operações no Brasil em 2023 foi proveniente de fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, eólicas e solar. Com isso, a empresa atingiu a meta de ter 100% de consumo de energia elétrica renovável no país dois anos antes do prazo previsto, que era 2025. A informação é destaque na edição de 2023 do Relato Integrado, que traz também outros avanços ambientais, sociais e de diversidade da empresa.

O atingimento da meta significa que a Vale zerou suas emissões indiretas de CO2 no Brasil, que correspondem ao escopo 2. A empresa ainda tem o desafio de alcançar 100% de consumo de energia renovável em suas operações globais até 2030. No momento, esse indicador está em 88,5%.

A diretora de Energia e Descarbonização, Ludmila Nascimento, explicou que trata-se de um marco importante na estratégia de descarbonização da Vale. 

“Estamos anunciando um marco importante na estratégia de descarbonização da Vale, que busca reduzir em 33% suas emissões de CO2 de escopos 1 e 2 (diretos e indiretos) até 2030 e zerar suas emissões líquidas até 2050.”

Ludmila acrescentou também que a Vale avança nas metas, ajudamos a tornar a matriz energética do Brasil ainda mais limpa.

“Ao mesmo tempo em que avançamos nas nossas metas, ajudamos a tornar a matriz energética do Brasil ainda mais limpa, contribuindo para a luta da sociedade contra as mudanças climáticas.”

Para que a meta fosse atingida dois anos antes do prazo, foi fundamental a entrada em operação do complexo solar Sol do Cerrado, em novembro de 2022. Localizado em Jaíba (MG), o complexo representou um investimento de R$ 3 bilhões da Vale. É um dos maiores parques de energia solar da América Latina, com potência instalada de 766 Megawatts-pico, o equivalente ao consumo de uma cidade de 800 mil habitantes. Em julho de 2023, o complexo atingiu sua capacidade máxima. Sua contribuição potencial é de cerca de 16% de toda a energia elétrica consumida pela Vale no Brasil. (AsImp/Vale)

Relato:
Acesse o relato o Relato Integrado 2023

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Prefeitura faz ações de conservação e proteção das restingas
Brasil precisa recuperar 25 milhões de hectares de vegetação
ES reforça medidas de biosseguridade para torneios com aves
Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares
Cidades se dizem preparadas para mudanças climáticas
Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra pesquisa
Serra intensifica uma fiscalização contra poluição sonora
Vila Velha promove mutirão de limpeza nas Ilhas neste sábado
Cerrado tem alta de 19% nos alertas de desmatamento
Cerrado perde em janeiro área equivalente à de Maceió

TAGS:
VALE | AÇÕES | ENERGIA | RENOVÁVEL | META | CONSUMO