ESPORTE INTERNACIONAL

Verstappen sobra, vence corrida sprint e garante pole na Áustria

Corrida definiu grid de largada do GP da Áustria é a 2ª das três previstas para a temporada.

Em 09/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Red Bull

Em outras circunstâncias talvez o piloto da Red Bull, Max Verstappen, não tivesse um resultado tão tranquilo, mas as coisas se desenharam assim.

A cidade de Spielberg recebeu, entre o fim da manhã e o começo da tarde deste sábado (09), a segunda corrida sprint da temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1. A corrida curta, que decide de fato o grid de largada para a prova oficial, do domingo, reforçou que até há duelo entre Red Bull e Ferrari na pista que pertence à marca dos energéticos. Mas é Max Verstappen quem tem vantagem, e foi ele quem venceu e mantém a pole para a largada do domingo.

A verdade é que Verstappen teve apenas de se defender na largada. Quando evitou qualquer ameaça mais séria dos carros vermelhos, teve de passar as 23 voltas controlando. Atrás dele, Carlos Sainz ultrapassou Charles Leclerc, mas o monegasco logo recuperou. Sainz voltou a atacar várias vezes, mas sem sucesso. As duas Ferrari brigaram entre elas e nunca se aproximaram do líder do campeonato. Verstappen não precisou abrir muito, mas administrou os 2s5 que construiu. Em outras circunstâncias, talvez Verstappen não tivesse um resultado tão tranquilo, mas as coisas se desenharam assim.

Mesmo sem grandes batalhas nas primeiras colocações, houve movimento na corrida sprint. Fernando Alonso e Guanyu Zhou tiveram problemas antes da largada e foram forçados a ir aos boxes. Alonso nem largou, enquanto Zhou partiu do pit-lane e ficou bem atrás. Pierre Gasly voltou a se tocar com uma Mercedes, agora a de Hamilton, na largada e levou a pior. Saiu do chão e rodou. Terminou mesmo indo para o fim do grid.

Leclerc e Sainz fecharam o pódio e vão largar logo atrás. George Russell correu uma prova à parte, nunca ameaçado por quem vinha atrás e sem ritmo para pegar os três da frente Sergio Pérez subiu do 13º para o quinto lugar e pode se dar por satisfeito. Esteban Ocon fica em sexto, seguido por Kevin Magnussen, Lewis Hamilton, Mick Schumacher a Valtteri Bottas no top-10. Destaque para a briga firme entre Hamilton e Schumacher: o heptacampeão penou para passar.

Tentativas

Conforme adiantado pela previsão do tempo, o horário da largada da corrida sprint chegou com um céu ensolarado, temperatura de verão, acima dos 20°C e nada que demonstrasse que o fim de semana ainda pode receber algum resquício de chuva. Às 11h30 [de Brasília, GMT-3], tudo no esquema para largar.

Com os procedimentos de largada aparentemente prontos, apareceu uma bandeira amarela sacudida no meio do grid. O que seria aquilo? A imagem da transmissão oficial da F1 logo mostrou: os pneus do carro de Fernando Alonso estavam com os cobertores térmicos.

O pelotão saiu para a volta de apresentação, mas a Alpine teve de colocar o bólido no cavalete e levar ao pit-lane. A equipe confirmou que não houve um erro: a equipe detectou um problema no carro e preferiu deixar os pneus aquecidos já que teria de recolher para tentar largar dos boxes.

A segunda tentativa de largada deu errado antes mesmo dos carros pararem no grid. Agora, com Guanyu Zhou. Recuperado do acidente grave de Silverstone, o carro do chinês morreu na entrada da última curva. Então, mais uma vez, nova volta de apresentação. Zhou, como Alonso, teria de largar dos boxes.

A nova ordem do top-10 tinha Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz, George Russell, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Lewis Hamilton, Pierre Gasly e Alexander Albon.

Verstappen saiu para defender de Leclerc na largada e contornou a curva um na liderança, enquanto Sainz passou o companheiro e assumiu o segundo lugar. Algumas curvas depois, Leclerc atacou de volta na linha de dentro e recuperou o segundo posto.

O momento mais tenso da largada veio no meio do pelotão, quando Lewis Hamilton tocou a parte da frente do pneu traseiro esquerdo de Pierre Gasly, algo que tirou o carro da AlphaTauri do chão e fez rodar. Por sorte, nada parecido ao acidente da semana passada aconteceu, apesar da origem semelhante: toque de uma das Mercedes com Gasly. Pierre caiu para o fim do pelotão que largou na pista, na frente apenas de Zhou. Alonso sequer partiu do pit-lane e abandonou antes mesmo de começar.

Quem aproveitou a confusão na meiuca para ganhar posições foi Sergio Pérez, que saiu de 13º para o oitavo lugar - tendo em conta que a posição que originalmente era de Alonso veio de graça. O top-10 era Verstappen, Leclerc, Sainz, Russell, Ocon, Magnussen, Schumacher, Pérez, Valtteri Bottas e Hamilton.

Segundo lugar

A briga boa mesmo era pelo segundo lugar. Os dois pilotos da Ferrari, que até a Inglaterra não tinham se enfrentado na pista em 2022, repetiam a dose na Áustria. Sainz mergulhou por dentro na curva três e por fora na quatro, mas Leclerc se defendeu como o piloto maduro que se tornou e segurou a posição. Verstappen abria na frente.

Além de Pérez, quem também começou a corrida muito bem foi Sebastian Vettel. O tetracampeão largou em último e, embora tenha recebido um passe livre com os problemas de Gasly, Zhou e Alonso, já aparecia em 14º. A primeira punição também dava as caras: Albon recebeu 5s por empurrar Lando Norris para fora da pista.

Pérez seguia impondo a força da Red Bull no meio de pelotão. Aproveitou o ataque de Schumacher em Magnussen para ultrapassar o alemão e, na volta seguinte, deixou facilmente o dinamarquês para trás e assumiu o sexto posto. Pouco depois, deixaria Ocon para trás - o francês tentou o xis, mas não tinha carro para tanto. Hamilton também fez valer o carro e ultrapassou o ex-companheiro Bottas.

Eia que Vettel apareceu fora da pista. O motivo? Fazia a ultrapassagem em Albon, quando o piloto da Williams ignorou que o Aston Martin já assumia a 13ª colocação e foi para dentro. Os dois carros tocaram, com Vettel indo parar na brita e voltando em 19ª.

Resultado da Sprint Race, GP da Áustria:
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) George Russell (Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Fernando Alonso (Alpine/Renault).
(Por Pedro Henrique Marum - GP (Grande Prêmio) e Gabriel Gavinelli​ - F1 Mania)

Leia também:

Brasil vence Canadá no vôlei e embala na Liga das Nações
O Santos é eliminado nos pênaltis pelo Deportivo Táchira
Em noite de 7 a 1, Flamengo avança na Copa Libertadores
Corinthians vence Boca nos pênaltis e segue na Libertadores
Christophe Galtier é apresentado como novo técnico do PSG
GP da Inglaterra: Calos Sainz vence pela primeira vez na F1
Copa do Mundo: Fifa anuncia impedimento semiautomático
Copa Sul-Americana: São Paulo derrota Universidad Católica
Ana Marcela é pentacampeã mundial na maratona aquática
Flamengo derrota o Tolima por 1x0 pela copa Libertadores

TAGS:
AUSTRÁLIA | FÓRMULA 1 | MUNDIAL | VERSTAPPEN | SAINZ | RED BULL