ESPORTE INTERNACIONAL

Verstappen vence GP da Espanha da F1. Pérez e segundo

Com estratégia certeira da Red Bull, Max Verstappen foi o nome do GP da Espanha de F1.

Em 22/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: F1/Twitter

O holandês Max Verstappen puxou uma dobradinha da equipe austríaca com Sergio Pérez terminando o dia na segunda colocação. George Russell completou o pódio no Circuito de Barcelona.

Max Verstappen foi o nome do GP da Espanha de F1. Neste domingo (22), com estratégia certeira da Red Bull e abandono de Charles Leclerc, garantiu a vitória e assumiu a liderança da temporada 2022.

O holandês puxou uma dobradinha da equipe austríaca com Sergio Pérez terminando o dia na segunda colocação. George Russell completou o pódio no Circuito de Barcelona.

Um dos principais nomes da prova foi Lewis Hamilton. Após se envolver em um incidente na primeira volta e cair para último, o inglês escalou o pelotão e cruzou a linha de chegada na quinta posição, atrás de Carlos Sainz, quarto.

O GP da Espanha

O GP da Espanha marca a sexta etapa da temporada 2022 da F1. No grid de largada, Charles Leclerc era quem largava da pole-position, com Max Verstappen dividindo a primeira fila com o monegasco.

Na escolha dos pneus para o início da disputa, 19 de 20 competidores escolheram o composto mais macio. A única exceção do pelotão era Lewis Hamilton, que saia em sexto e optou pela gama média.

Luzes apagadas e largada autorizada no Circuito de Barcelona. Leclerc conseguiu manter a primeira colocação enquanto George Russell conseguiu dar o bote para se colocar na terceira colocação, deixando Sergio Pérez para trás.

No grupo intermediário, Kevin Magnussen foi tentar ultrapassar o heptacampeão da Mercedes, mas a dupla acabou se tocando. O dinamarquês foi para a caixa de brita, enquanto o inglês teve pneu furado e foi aos boxes.

O piloto que mais ganhou posições desde a largada foi Fernando Alonso. Por uma punição, o bicampeão largou da última posição e após as primeiras voltas, já havia escalado cinco colocações e era 15º.

Com três voltas completadas, a ordem no pelotão era Leclerc, Verstappen, Russell, Pérez, Carlos Sainz, Valtteri Bottas, Mick Schumacher, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon e Lando Norris completando o top-10.

No sexto giro, então, enquanto ocupava a 19ª, e penúltima, posição, Hamilton foi para o rádio da Mercedes dizendo que preferia poupar o motor. Mas, em resposta, Bono, seu engenheiro, afirmou que uma oitava colocação ainda era possível.

Quando estava nas primeiras colocações, Sainz cometeu um erro sozinho. O espanhol rodou e foi parar na caixa de brita, conseguiu sair sem grandes problemas, mas acabou caindo para a 11ª colocação.

Pouco depois, foi a vez de Verstappen também escapar do traçado. O atual campeão da F1 saiu na mesma curva que o espanhol da Ferrari, perdendo a segunda colocação e caindo para o quarto posto.

A briga pela segunda colocação estava bastante emocionante. Pérez estava na caçada em cima de Russell, mas em duas tentativas viu o inglês da Mercedes fechar a porta. Pouco depois, o mexicano abriu para deixar o companheiro passar.

Com 16 voltas feitas, a maior parte do pelotão já havia feito a primeira passada nos boxes. Os únicos ainda com o mesmo pneu eram Leclerc, Pérez, primeiro e segundo, respectivamente, e Vettel, sexto.

Verstappen vinha em uma corrida um pouco complicada. Além de ter problemas com a asa móvel sem conseguir abrir, quando foi tentar se aproximar de Russell pelo segundo posto, balançou o carro e quase bateu.

Na volta 22, Charles foi chamado para fazer sua primeira parada da corrida. O monegasco tinha vantagem suficiente e, portanto, voltou na primeira colocação a 5s518 de Russell, segundo colocado.

Quem vinha buscando a recuperação era Hamilton. Após aparecer em último, o inglês aparecia na 14ª colocação, mas foi chamado para os boxes para tentar uma estratégia diferente dos adversários, caindo para 19º.

Verstappen enfim alcançou Russell e a dupla começou uma emocionante briga. O holandês conseguiu ultrapassar rapidamente, mas o inglês deu o troco e os dois ficaram lado a lado, com o piloto da Mercedes levando a melhor.

Na estratégia de pneus, a maior parte do pelotão estava com o pneu médio. Penas cinco pilotos tentavam algo diferente com o macio e eram Schumacher, Ricciardo, Stroll, Vettel e Albon.

De repente, de forma inesperada, Leclerc perdeu potência quando estava na primeira colocação. O monegasco perdeu potência e foi chamado para os boxes, com Russell assumindo a ponta e liderando pela primeira vez uma corrida com a Mercedes.

Pouco depois, o holandês da Red Bull foi para os boxes para a segunda parada da prova. O competidor optou pelo pneu macio, voltando à frente de Sainz, na quarta colocação, e atrás de Bottas.

Agora começou a vez de Pérez tentar a caçada em cima George para pegar a ponta do pelotão. E sem grandes problemas, o mexicano colocou lado a lado por fora para assumir a primeira colocação.

Metade da corrida e a ordem na pista era Pérez, Russell, Verstappen, Bottas, Ocon, Norris, Tsunoda, Sainz, Hamilton e Vettel completando os dez pilotos da zona de pontos.

Quando estava na primeira colocação, Pérez foi para sua segunda parada na corrida. O mexicano voltou a colocar médios e voltou para a pista na segunda colocação, já a 17s de Verstappen, que pulou para a ponta.

Hamilton e Alonso, que chegaram a ocupar o último posto do pelotão, estavam se recuperando aos poucos. Enquanto o inglês já aparecia em sexto, o espanhol figurava na décima colocação.

Verstappen fez mais uma passagem pelos boxes calçando mais uma vez pneus médios. O holandês voltou na segunda colocação, imediatamente atrás de seu companheiro Pérez e à frente de Russell.

Enquanto Sergio estava em primeiro, a Red Bull entrou no rádio para dizer que precisaria abrir para Max. O mexicano dizia que a atitude era injusta, mas que entendia e deixou o companheiro passar.

Russell foi para mais uma parada e calçou o pneu macio para ir até a bandeira quadriculada. O inglês da Mercedes, entretanto, voltou para a pista na quarta colocação, atrás de Bottas.

A dez voltas para a bandeira quadriculada, a dupla da Red Bull estava nas duas primeiras posições. Os companheiros eram seguidos por Russell, Bottas, Sainz, Hamilton, Ocon, Norris, Alonso e Schumacher.

Lewis conseguiu reverter de ótima maneira o incidente da primeira volta. Na fase final da disputa, em uma ultrapassagem em cima de Bottas, o inglês já aparecia na quinta colocação, um posto acima de onde largou.

Não demorou muito e o heptacampeão seguiu escalando o pelotão. Depois de querer abandonar a disputa, fez a ultrapassagem em cima de Sainz para tomar agora o quarto posto.

Na penúltima volta, então, o espanhol da Ferrari começou a se aproximar do competidor da Mercedes. Sainz não viu quase nenhuma resistência do inglês, colocou de lado e tomou a quarta colocação para si.

Verstappen cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com Pérez e Russel completando o pódio do dia.

Resultado do GP:
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) George Russell (Mercedes)
4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Charles Leclerc (Ferrari)

Mundial de pilotos:
1) Max Verstappen, 110 pts
2) Charles Leclerc, 104
3) Sergio Pérez, 85
4) George Russell, 74
5) Carlos Sainz Jr., 65
6) Lewis Hamilton, 46
7) Lando Norris, 39
8) Valtteri Bottas, 38
9) Esteban Ocon, 30
10) Kevin Magnussen, 15.
(Por Nathalia De Vivo - F1 Mania)

Leia também:

São Paulo triunfa e se garante nas oitavas da Sul-Americana
Brasil terá 7 árbitros na Copa do Catar, entre eles Neuza Inês
Libertadores: Volante-artilheiro, Danilo dá vitória ao Palmeiras
Boxe: Bia Ferreira atropela italiana e vai à final do Mundial
Atlético-GO vence na Sul-Americana com gol de Jorginho
Libertadores: Corinthians empata com o Boca na Bombonera
Tite convoca Léo Ortiz para os jogos da seleção brasileira
Brasil garante duas medalhas no Mundial feminino de boxe
Brasil conquista 6 medalhas de bronze nas Surdolimpíadas
CBF anuncia que amistoso contra Argentina foi cancelado

TAGS:
MAX WERSTAPPEN | FÓRMULA 1 | PÉREZ | GRANDE PRÊMIO | LECRERC | ESPANHA