POLICIA

​Vila Velha: Guarda Municipal começa utilizar novos rádios HT

Todos equipamentos têm tecnologia 4G e pacote de dados para atuação em tempo integral

Em 26/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Este novo equipamento substitui os antigos rádios comunicadores, que atuavam com limitação de apenas duas torres de comunicação, passando agora a contar com toda a rede 4G disponível na cidade.

Vila Velha passa a contar, com uma nova tecnologia a serviço da segurança pública. Anunciado como um dos investimentos do município no aniversário de 487 anos pelo prefeito Arnaldinho Borgo, os novos rádios HT de comunicação da Guarda Municipal entram em operação com a equipe que fará o plantão noturno.

A solução tecnológica contratada inclui 120 rádios HT, 15 tablets e dois terminais utilizados para despacho de ocorrências. Todos os equipamentos têm tecnologia 4G e pacote de dados para atuação em tempo integral e com o mínimo de ruídos ou delay para cada operador. Nos aparelhos, será possível contar com sistemas e aplicativos diversos como Guardião, Sistema Autua, realizar acionamento de guincho, localização em tempo real, videoconferências, emissão de sinal de alerta em situações de emergência do agente e acesso a redes de várias operadoras de internet móvel.

Este novo equipamento substitui os antigos rádios comunicadores, que atuavam com limitação de apenas duas torres de comunicação, passando agora a contar com toda a rede 4G disponível na cidade, transformando a realidade de cada guarda, integrando tecnologia atual para melhoria da resposta de segurança pública para a sociedade.
 
O secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro, ressalta que este investimento faz parte do planejamento de tornar a segurança e o trânsito da cidade cada vez mais conectados com o momento que vivemos, agregando soluções de tecnologia e eficiência ao serviço do operador de segurança.

“A Guarda Municipal entrega diariamente um serviço de excelência, reconhecido pelo cidadão canela-verde, e o que a administração está fazendo é dar mais condições de cada um deles executar ainda melhor sua função. Com equipamentos, treinamento, veículos e tecnologia como aliados da Guarda, Vila Velha está cada dia caminhando para ser uma cidade conectada com o futuro”, apontou Ribeiro.

A tecnologia de comunicação é parte dos mais de R$ 3,5 milhões anunciados como investimentos pela Prefeitura em segurança pública na última segunda-feira (23), aniversário da cidade. Também vão ser entregues 15 novas viaturas Nissan Kicks equipadas com cofre para o patrulhamento preventivo, além de cinco caminhonetes Mitsubish L200 Triton para as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). No mesmo pacote de investimento, voltado inicialmente para o trânsito, já estão operando 22 novas câmeras que permitem sincronismo semafórico, fiscalização de trânsito e até detecção automática de acidentes.

A subsecretária da Guarda Municipal de Vila Velha, comandante Landa Marques, ressalta que os investimentos conferem cada dia mais condições de trabalho aos guardas:

"Com os novos rádios, estamos falando de comunicação ágil e eficiente, reduzindo o tempo de resposta. Isso pode significar que poderemos chegar antes em determinados locais, atendendo o cidadão quando ele necessitar, mas também promovendo maior segurança para o próprio operador", analisou a comandante.

Rádio HT

Rádio comunicador portátil, o rádio HT é um sistema de comunicação que facilita o trabalho interligado com pessoas numa área extensa. Os novos equipamentos permitem a comunicação por voz, mas acrescentam troca de arquivos de imagem, vídeo, voz, localização em tempo real e monitoramento. Representa melhoria de nitidez e diminuição dos ruídos, bem como maior cobertura com o uso da tecnologia 4G darão maior autonomia e velocidade de resposta aos guardas. (Semcom/PMVV)

Leia também:

PF prende suspeito de abusar de crianças e divulgar vídeos
Operação resgata 183 vítimas de exploração sexual infantil
Guarda Municipal recupera R$ 545 mil em veículos em abril
Polícia Federal desativa um garimpo ilegal em Ouro Preto
Uma Operação Integrada apreende armas e drogas na Serra
PRF reforça efetivo para feriado prolongado de Tiradentes
PRF reforçará efetivo durante Operação Semana Santa 2022
Serra: Guarda Municipal atende quase 2,6 mil ocorrências
PF faz buscas e investiga fraudes de consórcio do BB
Operação da PF combate fraude no auxílio emergencial

TAGS: 
GUARDA MUNICIPAL | VILA VELHA | RÁDIOS | TECNOLOGIA | EQUIPAMENTO