MEIO AMBIENTE

Vila Velha reforça cercamento para preservação da restinga

Vila Velha está intensificando as ações de cercamento para a preservação da restinga na orla

Em 29/11/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, destaca que a expansão dos cercamentos é uma medida estratégica para garantir a preservação contínua desses importantes ecossistemas.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está intensificando as ações de cercamento para a preservação da restinga na orla do município. Além da manutenção das áreas já cercadas e da instalação em novos locais, a gestão municipal planeja expandir os cercamentos até a divisa com Guarapari.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, destaca que a expansão dos cercamentos é uma medida estratégica para garantir a preservação contínua desses importantes ecossistemas.

>> Linhares realiza obras de manutenção pelo município

"Estamos trabalhando para criar uma barreira de proteção ao longo da nossa orla, indo no limite das fronteiras municipais. Isso é fundamental para preservar a biodiversidade e manter o equilíbrio ambiental em toda a região", afirmou o secretário.

Além da expansão física, a prefeitura destaca a importância da conscientização da comunidade. Ricardo Klippel ressalta que a colaboração da população é crucial para o sucesso das iniciativas de preservação.

"Pedimos que as pessoas evitem quebrar as cordas e mourões dos cercamentos, pois são bens públicos destinados a proteger nossas restingas. A conscientização é fundamental para garantir a eficácia dessas medidas", enfatizou.

Conscientização

Com a chegada da temporada de verão, a Prefeitura irá intensificar as equipes de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. O trabalho será orientativo, visando conscientizar os frequentadores das praias da Costa, Itapuã, Itaparica, Barra do Jucu, Ponta da Fruta e demais praias sobre a importância de preservar as restingas e respeitar os cercamentos.
 
A gestão municipal reforça que as restingas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP) e sua destruição ou ocupação irregular é proibida pela legislação ambiental. As restingas desempenham um papel crucial no equilíbrio do ecossistema costeiro, controlando o avanço das dunas e oferecendo abrigo e alimento para diversas espécies.

Legislação

A proteção das restingas está respaldada pelo Código Florestal (Lei Federal nº 12651/2012) e pela Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998), que proíbem a destruição da vegetação nativa, a retirada de vegetação e areia, entre outras ações prejudiciais ao ecossistema. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Linhares realiza obras de manutenção pelo município
Bikes: Vila Velha ganha sistema de bicicletas compartilhadas
Linhares avança nas obras do complexo esportivo e cultural
Prefeitura de Aracruz vai realizar obras em ruas da Barra do Sahy
PMV: Gurigica vai receber novo campo de grama sintética
Viana: Nova Bethânia recebe última ordem para pavimentação 
São Mateus dá Ordem de Serviço para revitalização de praça
Cariacica: Secretaria de Obras avança em importantes obras 
São Conrado em transformação com a macrodrenagem
PMC: Ruas de Itanguá, vão receber recapeamento asfáltico

TAGS:
VILA VELHA | AÇÕES | CERCAMENTO | PRESERVAÇÃO | RESTINGA