CIDADE

Vila Velha registra queda em relação aos crimes patrimoniais

O roubo a estabelecimentos comerciais teve uma queda de 27,5%, com 177 ocorrências.

Em 05/01/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Segundo a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), Landa Marques, essa redução é fruto de um trabalho feito com planejamento e ações efetivas.


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram

O Município de Vila Velha registrou uma significativa diminuição nos índices de crimes patrimoniais. O crime de roubo a pessoa em via pública apresentou 2.812 ocorrências no ano de 2023, representando uma redução de 21% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 3.582 ocorrências.

O roubo a estabelecimentos comerciais também experimentou uma queda de 27,5%, com 177 ocorrências registradas no ano passado. Enquanto o roubo a residências teve uma redução mais expressiva, alcançando 34,2%.

Além dos roubos, os furtos também mostraram queda em Vila Velha. No ano de 2023, foram registrados 710 furtos a estabelecimentos comerciais, o que representa uma diminuição de 30% em comparação ao ano de 2022.

Segundo a comandante da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), Landa Marques, essa redução é fruto de um trabalho feito com planejamento e ações efetivas.

“O furto e o roubo são crimes de oportunidade. O aumento do patrulhamento pelos bairros inibe a ação dos bandidos. Além disso, a Guarda realiza várias operações que também contribuem para a queda desse índice de criminalidade”, ressalta.

A comandante cita que, durante o ano de 2023, a GMVV realizou diversas ações como Bairro Azul, Vila Velha Social, Hefesto, COIFIN, Alvorada, Pôr do Sol, Pipa, Rolezinho. Além da Operação Verão, que é realizada no Natal, réveillon e carnaval.

Os agentes da Guarda trabalham diuturnamente em prol do município. Em 2023, foram registradas 801 ocorrências, que resultaram nas apreensões de substâncias ilícitas, como maconha e cocaína, além de armas de fogo e simulacros. Cerca de 500 pessoas foram conduzidas e 94 menores de idade apreendidos.

Aproximadametne 195 veículos (carros e motos) com restrição de furto ou roubo foram recuperados no município. Esses veículos foram encontrados através dos agentes, que são capacitados em detectar adulterações, e também com ajuda da Muralha Eletrônica.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta que a Segurança Pública é uma das prioridades do governo.

“A gestão do prefeito Arnaldinho Borgo tem priorizado a segurança pública e tem investido no setor. A frota da GMVV foi ampliada e modernizada com novas viaturas, garantindo a maior presença nas comunidades. O armamento foi aprimorado e, em breve, toda corporação receberá novas pistolas”, afirma.

O secretário menciona que a segurança pública é feita por vários pilares que beneficiam a população.

"A Prefeitura está investindo forte em diversas áreas, que beneficiam a população. Todo o parque de iluminação pública foi trocado e as pracinhas dos bairros foram reformadas, o que trouxe a presença da família para esses locais. Além disso, a cidade conta com a Muralha Eletrônica e equipamentos de ponta", disse.

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Vitória tem o segundo melhor IDH entre as capitais brasileiras
Obras do Mercado Municipal seguem em rítimo acelerado
Prefeitura de Cachoeiro inicia reforma e ampliação de três UBS
Beto Vieira assume interinamente Prefeitura de Aracruz
Cachoeiro ganhará um Centro de Atendimento ao Autista
Tudo pronto para a grande Festa de Réveillon na cidade de Vitória
Reformas e ampliações nas unidades de saúde levam melhorias
Na Serra, "Plano Verão + Seguro" terá início dia 1º de janeiro
Vitória: Novo Creas será construído em Bento Ferreira

TAGS:
VILA VELHA | SEGURANÇA | CRIMES | CIDADE | PATRIMÔNIO