CIDADANIA

Vila Velha sediará o Festival de Esquetes do ES em setembro

A décima edição do festival acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro.

Em 04/09/2019 Referência JCC, Peggy Maressa e Rovena Cruz

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Vila Velha vai receber, nos dias 6,7 e 8 de setembro, o 10º Festival de Esquetes do Espírito Santo, que também será a edição nacional deste ano. Trata-se de apresentações de cenas de curta duração que serão realizadas no Teatro Municipal, localizado na Praça Duque de Caxias, Centro.

O Festival de Esquetes contará, ao todo, com 15 companhias participantes nas categorias adulto e infantil que poderão apresentar drama, comédia e tragicomédia. Na sexta- feira (6) e sábado (7), o evento começa às 19h30 na categoria adulto. Os espetáculos infantis serão realizados no domingo (8) e as esquetes teatrais terão início às 18 horas.

De acordo com a organizadora do evento, Karina Assunção, o objetivo é difundir o trabalho teatral e promover ações culturais para a população de Vila Velha e para todo o país. “O Festival, a partir deste ano, será a edição nacional. O festival é independente, mas precisamos de parceiros para que aconteça”, explicou Karina.

O evento é organizado pelo Coletivo Mão na Massa - Filosofia de quem faz - em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O secretário municipal de Cultura, Alvarito Mendes, considera esta parceria um evento importante e tradicional para nossa cidade, pois acontece há vários anos.

LEIA TAMBÉM

População vai opinar sobre urbanização da Lagoa Grande nesta quarta-feira (4)

Um projeto avançado para melhor preservar uma área importante de extrema beleza no município, a Lagoa Grande. Pensando nisso, será apresentado, pela Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Amalagoa - Associação dos amigos da Lagoa Grande, nesta quarta-feira (4), o termo de Referência para urbanização do entorno da lagoa.

 Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

O objetivo é abrir oportunidades para o turismo e para edificações. O secretário municipal de Meio ambiente, José Vicente de Sá Pimentel destaca que a Lagoa Grande é umas da quatro unidades de conservação de Vila Velha, incluída no termo da Lei do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC - LEI 9.985/2000).

“A Prefeitura conseguiu a liberação de um financiamento internacional, o Fonplata, e uma empresa de engenharia, que ganhou a licitação, concluiu os termos de referência das unidades se conservação, entre elas a Lagoa Grande, Na noite desta quarta-feira, o prefeito Max Filho deve dar sua perspectiva sobre o que será a Lagoa Grande, que é um dos lugares mais bonitos do município e que pode ser um grande polo turístico”, explicou o secretário.

As intervenções a serem implementadas envolvem a urbanização do entorno da Lagoa Grande, priorizando dar condição de acesso ao pedestre para passeio contemplativo e caminhadas, com: um pórtico sinalizando o acesso principal da lagoa (na área da prainha da lagoa); urbanização e paisagismo da rua existente no trecho da área de banho da lagoa (trecho aproximado de 400m); implantação de passarelas/caminhos de pedestre.

Lagoa Grande

A Lagoa Grande está localizada na Ponta da Fruta e consiste em uma área natural muito utilizada pela comunidade local e por visitantes para atividades recreativas. Trata-se de uma lagoa costeira formada por avanços e recuos do nível do mar (regressão e transgressão marinha), que abriga espécies de moluscos, crustáceos, peixes e outras espécies animais e vegetais que se desenvolvem em sua extensão.

Fonplata

A Prefeitura iniciou o processo de negociação para a liberação de financiamento internacional da ordem de US$ 34 milhões (o equivalente a R$ 126 milhões) da instituição financeira latino-americano Fonplata. O investimento possibilitará a requalificação urbana e melhorias ambientais com obras de infraestrutura, implantação e recuperação dos parques municipais. Além disso, haverá investimentos para melhorias nos Parques Municipais do Marista (Centro), Manteigueira(Glória), Penedo (Ilha das Flores) e Lagoa Grande (Ponta da Fruta).

Serviço:

Apresentação do termo de Referência para urbanização do entorno da Lagoa Grande
Data: 4/9 (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Toca da Naza, Av. Espirito Santo, 266 em frente à Lagoa Grande, Ponta da Fruta

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL