CIDADE

Vitória começa a discutir a evolução da cidade para os próximos 10 anos.

Primeira rodada de assembleias territoriais começa nesta segunda-feira(30).

Em 30/11/2015 Referência JCC

A altura dos prédios em Jardim Camburi, a construção de polos gastronômicos e de lazer nos bairros e o resgate cultural do Centro de Vitória são três dos diversos temas que serão discutidos no novo Plano Diretor Urbano (PDU), que propõe nortear o crescimento da capital para os próximos 10 anos.

A primeira rodada de assembleias para discussão começa nesta segunda-feira (30). Os encontros também acontecem nestas terça (1), quarta (2) e quinta-feira (3).

O Plano Diretor Urbano (PDU) é uma lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores, que define como deve ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores.

Para isso, estabelece os objetivos e as regras para controlar esse processo, definindo as áreas de proteção ambiental, as áreas que podem ser ocupadas por novas construções e os critérios para a instalação de atividades econômicas ou para grandes empreendimentos.

Em encontros presenciais, os moradores de todas as nove regiões da cidade puderam dar suas sugestões para o crescimento da cidade para os próximos 10 anos. Além disso, ideias também puderam ser dadas através de um site colaborativo, o Minha Vitória.

De acordo com a secretária de desenvolvimento da cidade de Vitória, Lenise Loureiro, agora a prefeitura está na terceira fase do PDU, onde as propostas da administração municipal são apresentadas aos moradores.

“Agora, nesse terceiro momento, nós teremos a apresentação daquilo que a gente chama de proposta em resposta ao que a comunidade solicitou. Foram ricas contribuições. Tivemos condições de acolher muitas delas. Aquelas que não vamos conseguir acolher, vamos voltar com respostas”, disse.

Uma das propostas atendidas é a dos moradores de Jardim Camburi. “Jardim Camburi cresce 8% ao ano, enquanto Vitória cresce 1% ao ano. Para reduzir esse crescimento que nós consideramos desordenado, nós pedimos a diminuição da altura dos prédios em Jardim Camburi. A prefeitura nos sinalizou que vai reduzir de 10 para seis andares no centro do bairro, e na Avenida Norte Sul de 20 para 10. Isso já é uma conquista”, comemorou o conselheiro do PDU de Jardim Camburi, Evandro Figueiredo.

Como propostas importantes, Lenise citou o resgate cultural e a vida noturna no Centro e a criação de polos gastronômicos.  “Temos essa proposta no Centro, em Jardim Camburi, na Praia do Canto, Jardim da Penha e Ilha das Caieiras. Em cada região desta, nós temos condição de mostrar para a a população o que é pensado para a ocupação de estabelecimentos de lazer noturno para a cidade”, disse.

Fonte: G1-ES