EDUCAÇÃO

Vitória: Escola de Física encanta com experimentos e oficinas

Escola de Física encanta com experimentos e oficinas na programação de férias em Vitória

Em 17/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França/PMV

Nesta semana, além do acervo, há duas atividades para o público aproveitar no espaço.

Experimentar a Física em seus diversos campos. Entender o princípio da alavanca, como o sistema de roldanas funciona, se surpreender com a gravidade, ter a sombra congelada ou colorida, ver nascer um raio. Tudo isso e muito mais é possível vivenciar na Escola de Física, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória, que está com programação especial de férias gratuita e sem agendamento.

O acervo de equipamentos, apresentado pela equipe de monitores do espaço, encanta o público de todas as idades. Juliana Xavier Santos Borges, 42 anos, médica, mãe de três crianças visitou o espaço pela primeira vez e adorou a experiência.

"A minha irmã é professora. Ela entrou em contato comigo pra gente aproveitar as oportunidades das atividades gratuitas nos espaços de Vitória. Estamos com os primos todos juntos. Fomos ao Planetário, à Escola da Biologia e História, e hoje estamos aqui na Escola de Física e de Inovação. São coisas que eles vão levar, vão ficar, vão associar na escola, eles estão encantados", contou.

Isabela Borges, 9 anos, se divertiu, utilizou os equipamentos do acervo e aproveitou o espaço com os irmãos e o primo.

"Eu achei muito legal. A gente aprendeu coisas, a alavanca que ajuda a levantar o peso, a bolinha com o tubo de ar pra passar nos obstáculos, e a minha sombra ficou na parede, eu me mexia e ela não", contou.

Abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica, a Escola de Física tem o objetivo de despertar a curiosidade e ajudar a compreender, de forma divertida, os fenômenos científicos.

As oficinas

Nesta semana, além do acervo, há duas atividades para o público aproveitar no espaço. O campeonato de Amarelinha é super divertido e estimula a psicomotricidade, a coordenação motora, concentração, equilíbrio, ritmo e a compreensão do cálculo da grandeza velocidade média.

A amarelinha é constituída por alguns adesivos com desenhos de pés e mãos dispostos em uma tabela de três colunas formando três combinações de comandos. Para começar a brincadeira, é preciso medir o intervalo de tempo gasto por cada participante para realizar todos os comandos da amarelinha. Em seguida, cada participante precisa dividir o comprimento da amarelinha (390 cm) pelo intervalo de tempo gasto, determinando assim a grandeza velocidade média.

Ganha o participante que gastar menos tempo, ou seja, quem tiver a maior velocidade média, concluindo assim que tempo e velocidade média são grandezas inversamente proporcionais.

Já a oficina de Telefone de Copos começa divertindo já na hora de criar o próprio brinquedo, decorando os copos. Para quem quiser reproduzir o experimento em casa, o importante é deixar o fio bem esticado, pois a transmissão da voz é feita pelo barbante. O som reverbera pelo copo fazendo com que o fundo se movimente, transmitindo a voz de um lado a outro através do fio.

Programação

  • 8h a 12h: Visita ao acervo
  • 13h a 14h: Oficinas científicas (terça e quinta: campeonato de Amarelinha; quarta e sexta: telefone de copos)
  • 14h10 a 17h: Visita ao acervo

Onde fica: Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso. (Secom/PMV)

Leia também:

Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55 em 2023
Vix Cursos tem qualificação para quem busca emprego
Lula sanciona lei da Política Nacional de Educação Digital
Governo do Estado lança o JuventudES e Educação em DH
Provas do Enem reaplicadas hoje e amanhã a 3,2 mil alunos
Quase 75 mil inscritos farão provas da reaplicação do Enem
EJA Vila Velha vai funcionar em 13 escolas municipais em 2023
Velório de Bento 16 leva milhares de pessoas ao Vaticano
Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil

TAGS:
VITÓRIA | EXPERIMENTOS | OFICINAS | FÉRIAS | PROGRAMAÇÃO