EDUCAÇÃO

Vitória oferece 4.525 vagas para ensino fundamental e EJA

Período de confirmação de matrícula começa nesta quarta, e segue até o dia 31 de janeiro.

Em 18/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

O contato com as famílias para as novas matrículas é feito pela unidade de ensino, obedecendo ao cadastro de solicitação de vaga, de acordo com o Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Pais, mães e responsáveis que ao longo de 2022 já procuraram as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) devem confirmar a vaga na rede municipal de Vitória para o ano letivo de 2023. O período de confirmação de matrícula começa nesta quarta-feira (18) e segue até o dia 31 de janeiro.

O contato com as famílias para as novas matrículas é feito pela unidade de ensino, obedecendo ao cadastro de solicitação de vaga, de acordo com o Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Ao todo, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Educação de Vitória (Seme), está ofertando 3.792 novas vagas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 555 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais 178 vagas para a EJA integrada à Educação Profissional, totalizando 4.525 vagas.

As matrículas para o Ensino Fundamental são ofertadas às crianças a partir de seis anos de idade, completados até 31 de março de 2023. Já as matrículas na EJA são para estudantes com a idade mínima de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental.

Documentos

Para a matrícula, será exigida a apresentação de documentos de identificação e de comprovação de residência na capital em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal.

  • Certidão de nascimento da criança, ou passaporte quando estrangeiro;
  • CPF da criança, caso possua;
  • Declaração de situação vacinação atualizada da criança, conforme Lei Estadual nº 10.913/2018;
  • Documento de identificação com foto e CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal;
  • Comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia.

Cadastro

As famílias ou estudantes que não realizaram o pré-cadastro em 2022 e querem uma vaga na rede, podem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência e se cadastrar. Finalizando esse período de confirmação das matrículas, será feita uma nova chamada. É preciso apresentar:

  • Comprovante de residência em Vitória, original e atual, em nome do pai ou da mãe, ou do responsável legal;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • CPF da criança, caso possua;
  • CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal.

No caso do estudante interessado em cursar a EJA, é preciso levar o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência. Quem não possui o histórico, realiza uma prova para classificação. Analisando o desempenho nessa avaliação, os professores indicam em que etapa o estudante pode se integrar.

Prioridade

A partir dos dados inseridos no Sistema de Gestão Escolar, é feito um ranqueamento das solicitações de matrícula, obedecendo a critérios que o sistema considera em ordem de prioridade e de forma automática.

Os cadastros são feitos por ordem de chegada e têm como referência o endereço da família. A partir daí, tem prioridade para a vaga: estudante com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA); estudante cuja mãe está em situação de violência doméstica e familiar; estudante que tenha irmão já matriculado na mesma unidade de ensino; filho de servidor da educação na unidade de ensino em que estiver lotado o seu responsável. (Secom/PMV)

Leia também:

João Neiva entrega kits de material escolar a partir do dia 02
PMVV: ​IFES abre vagas para curso de licenciatura em Letras
Prefeitura de Colatina convoca profissionais da educação
Vitória: Escola de Física encanta com experimentos e oficinas
Piso nacional dos professores sobe para R$ 4.420,55 em 2023
Vix Cursos tem qualificação para quem busca emprego
Lula sanciona lei da Política Nacional de Educação Digital
Governo do Estado lança o JuventudES e Educação em DH
Provas do Enem reaplicadas hoje e amanhã a 3,2 mil alunos
Quase 75 mil inscritos farão provas da reaplicação do Enem
EJA Vila Velha vai funcionar em 13 escolas municipais em 2023

TAGS:
VITÓRIA | VAGAS | ENSINO FUNDAMENTAL | EJA | MATRÍCULA