CIDADE

Vitória/ES em média de 40 lixeiras destruídas por mês.

Os atos de vandalismo foram constatados durante visita de rotina da equipe da Semse.

Em 11/11/2015 Referência JCC

Em Vitória, os moradores podem jogar pequenas quantidades de resíduos em lixeiras instaladas nos postes, também conhecidas como papeleiras. São 3,5 mil equipamentos espalhados por toda a cidade, já contabilizando os 1,4 mil instalados de julho deste ano até esta quarta-feira (11). 

O calçadão da praia de Camburi recebeu 85 lixeiras e o píer de Iemanjá, 16. Nesse local, no entanto, restaram apenas três delas. Os atos de vandalismo foram constatados durante visita de rotina da equipe da Secretaria Municipal de Serviços (Semse).  

Prejuízo

No entanto, esse não é um fato isolado. De acordo com a gerente de Limpeza Urbana, Amanda Viegas, do total das novas papeleiras instaladas, 110 já foram destruídas. "São cerca de 40 lixeiras destruídas mensalmente. Cada papeleira tem um custo para o município de cerca de R$ 100".

Preservação

O secretário municipal de Serviços, Fernando Rocha, destacou a importância da preservação do bem público. "Pedimos a colaboração de todos para nos ajudar a preservar o patrimônio público e também manter a cidade limpa".

Fiscalização

Para coibir essas infrações, a Gerência de Fiscalização e a Gerência de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) fazem a fiscalização. "Pedimos a colaboração da população. Em primeiro lugar, não depredando equipamentos públicos e, depois, denunciando, por meio do Fala Vitória 156, os casos que tomar conhecimento", comentou o secretário Fernando Rocha.

Fonte:PMV