SAÚDE

Vitória está nas capitais onde mais se pratica atividade física

Desde as primeiras horas do dia, já é possível ver moradores praticando atividades físicas.

Em 16/01/2018 Referência JCC - Secom PMV (Foto: Douglas Schneider)

Vitória "respira" esporte por todos os cantos e em todas as idades. Não é à toa que está entre as cinco capitais mais saudáveis, que fazem mais exercícios e com menores taxas de obesidade, de acordo com pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Em Vitória, o índice da população considerada inativa fisicamente é de apenas 12,5%, a quarta menor taxa do País, ficando atrás apenas de Goiânia, Salvador e Florianópolis. Os inativos são considerados aqueles que não têm praticado qualquer atividade física no tempo livre nos últimos três meses e que não realizam esforços físicos relevantes no trabalho, não se deslocam para o trabalho ou escola caminhando ou pedalando e que não participam da limpeza pesada em suas casas. 

Desde as primeiras horas do dia, já é possível ver moradores praticando atividades físicas, seja no calçadão de Camburi ou areia da praia, no mar, nos parques municipais, nas academias populares, nos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) ou em quadras.

Também é possível fazer aulas gratuitas de aeróbica noturna em vários bairros. Quem gosta de aventura pode se dirigir às áreas de skate de Camburi e do Tancredão ou à pista de bicicross de Jardim Camburi.

Da praia de Camburi até o Tancredão, moradores e turistas praticam variadas modalidades, como corrida, caminhada, hidroginástica, natação, canoa havaiana e futebol. Moradores e turistas aproveitam os espaços e equipamentos para ganhar qualidade de vida e bem-estar.

Arena

Desde o último dia 5, está rolando mais uma tradicional Arena Vitória Verão, na praia de Camburi. A estrutura está montada entre os quiosques 4 e 5 e tem programação gratuita até o próximo dia 21.

Estímulo

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente, sempre diz que basta sair de casa para ver alguém praticando esporte em Vitória. "Nossas ações visam estimular a prática de atividade física, esporte e lazer na nossa cidade, e isso está refletindo na vida das pessoas de forma muito positiva".