CIDADE

Voluntários ajudam a fortalecer a "Campanha Praia Limpa"

Este ano, mais de 240 voluntários participarão das ações da Campanha Praia Limpa, em Vitória.

Em 10/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Léo Merson/PMV

A campanha Praia Limpa 2023 tem atividades desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus) e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), além da Central de Serviços.

O fortalecimento e o protagonismo coletivo por meio das ações da campanha Praia limpa 2023 conta com diversos parceiros, como estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o grupo de estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que fazem parte da ONG Engenheiros Sem Fronteira, assim como movimentos comunitários de associações de moradores. Eles participaram de uma formação ministrada por equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) e atuam dialogando com a população frequentadora das praias sobre a importância da preservação e conservação do ambiente praial, a partir dos temas expostos.

"Esse contexto de voluntariado contribui para o enraizamento de boas práticas de preservação do meio ambiente o que proporciona qualidade de vida para todos os seres, exercitando os princípios de sociedades sustentáveis articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para promoção de uma Vitória mais justa, sustentável, acolhedora e coletiva", destaca a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Neste ano, aproximadamente 240 voluntários participarão das ações da Campanha Praia Limpa, fruto da parceria estabelecida com 15 instituições parceiras que atuarão em conjunto na campanha Praia Limpa 2023.

Limpeza oceânica

Uma importante ação foi realizada, na último final de semana, em parceria com os mergulhadores do Vitória Divers, que realizaram a retirada de resíduos sólidos depositados nas das águas da praia da Curva da Jurema. Essa ação contribuiu para limpeza e manutenção do ambiente marinho local, habitat de tartarugas, principalmente a tartaruga verde (Chelonia mydas L.), arraias, cavalos-marinhos e uma diversidade de peixes e crustáceos.

Ações conjuntas

A campanha Praia Limpa 2023 também tem atividades desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus) e de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), além da Central de Serviços.

Com o apoio dessas secretarias, foi possível realizar a conscientização dos frequentadores quanto a coleta e descarte correto do lixo com a ajuda dos técnicos da Central de Serviços, a orientação sanitária à população quanto à aquisição e consumo de alimentos de forma adequada e sadia nas praias, assim como aos ambulantes e quiosques sobre o manuseio adequado dos alimentos tanto para o preparo quanto para o armazenamento, realizada pelos técnicos da Vigilância Sanitária da Semus.

Orientações

Em parceria com a Sedec, fiscais fizeram a orientação dos ambulantes acerca dos corretos procedimentos a serem adotados para as suas atividades, além da verificação quanto aos certificados de licença para que possam trabalhar dentro das normas legais, haja visto que no final de dezembro a municipalidade instituiu o Decreto 21.599/22, que dispõem sobre o ordenamento do comércio ambulante nas praias de Vitória.

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha cria Programa Alagamento Zero
Prefeitura de Vila Velha fará obras em 28 ruas de Barramares
Alunos da Serra receberão alimentação nas férias escolares
Prefeitura de Cachoeiro levará obras à 82 vias do município
Arena de Verão Vitória terá muita música, cultura e esportes
Prefeitura de Linhares e PM vão coibir som alto nas praias
Prefeito de Aracruz cria Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Prefeitura de Vitória climatiza todos os serviços de Saúde
>  Festa de Réveillon reuniu um milhão de pessoas em Vila Velha
Prefeitura de Aracruz vai ampliar a rede de iluminação pública

TAGS:
VITÓRIA | PROGRAMA | PRAIA LIMPA | VOLUNTÁRIOS | VOLUNTÁRIOS