ESPORTE INTERNACIONAL

Wendell Lira põe golaço de Özil como favorito ao Puskás.

Último vencedor do prêmio de gol mais bonito do ano, elogia habilidade e raciocínio do alemão.

Em 03/11/2016 Referência JCC

O golaço marcado por Özil contra o Ludogorets nessa terça-feira foi tão espetacular que deixou até o último vencedor do Prêmio Puskás de boca aberta. O meia alemão deu chapéu no goleiro e deixou dois defensores estatelados no chão para marcar o gol da vitória do Arsenal por 3 a 2 sobre o time búlgaro, pela fase de grupos da Liga dos Campeões.

Para o brasileiro Wendell Lira, que faturou o troféu de gol mais bonito do ano passado na eleição da Fifa, Özil é o favorito a ser seu sucessor. Mas ele não descarta as chances de outras duas pinturas: o chapéu de costas de Neymar em cima do zagueiro antes da conclusão para o gol do Barcelona - a torcida de Wendell vai para o compatriota -, e o voleio de Kevin-Prince Boateng pelo Las Palmas, ambos em jogos contra o Villarreal.
- Dos gols que vi até agora, acho que três foram os mais bonitos por serem golaços de inteligência, raciocínio, então merecem ganhar o Puskás: o do Neymar no ano passado; o do Boateng, com quem jogo há muito tempo no videogame; e esse do Özil foi maravilhoso, porque foi uma jogada de pura habilidade, raciocínio, reflexo e intuição de não bater de primeira, poder cortar os caras. Com certeza esses três estarão concorrendo ao prêmio - afirmou Wendell ao GloboEsporte.com.

- Acho que o gol do Özil é o favorito por se tratar de um gol muito bonito. Mas acho que esses outros dois que falei também têm chances - completou.

Wendell venceu a última edição do Puskás com um lindo gol de voleio acrobático marcado no dia 11 de março de 2015, na vitória do seu Goianésia por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, em duelo válido pela primeira fase do Campeonato Goiano. Mas qual golaço foi o mais bonito: o dele ou o de Özil?

- São gols diferentes. O meu gol é diferente do gol do Özil. Não tem nem como comparar, porque o meu foi mais acrobático, meio bicicleta e meio voleio... A jogada foi desenhada de forma bem diferente. Mas gostei muito desse gol do Özil. Para mim foi um golaço - disse.

Golaço de Özil pode concorrer só em 2017
O que veio depois do golaço foi frustrante para Wendell Lira. Contratado pelo Vila Nova-GO, ele se lesionou muito e não conseguiu corresponder às expectativas. Então, seis meses após ganhar o prêmio que o colocou no mapa do futebol, colocou fim à carreira aos 27 anos para criar um canal no Youtube focado nos jogos de videogame, sua paixão. Ele admite que às vezes bate a saudade da bola, porém se diz realizado.

- Estou feliz demais como youtuber. Claro que às vezes bate saudade de estar em campo, mas infelizmente as lesões não me deixaram jogar. Já não conseguia jogar em alto nível. Então, para mim foi bom, porque hoje sou muito feliz e realizado de poder continuar minha carreira, agora como jogador virtual, tendo um canal no Youtube e milhares de fãs e seguidores. Isso é maravilhoso.

O Prêmio Puskás de 2016 será entregue na mesma festa em que a Fifa anunciará o melhor jogador do mundo, no dia 9 de janeiro do próximo ano - os 10 candidatos serão anunciados em breve. Vale lembrar que, por um critério de datas da entidade, o gol de Neymar contra o Villarreal concorre ao prêmio de 2016, apesar de ter sido marcado em 8 de novembro de 2015. Também por isso, existe a dúvida se o golaço de Özil concorrerá ou não nesta edição, uma vez que ocorreu no dia 1° de novembro. A Fifa ainda não se pronunciou sobre este assunto.

Globo Esporte