EDUCAÇÃO

Apresentações movimentam IV Festival do Teatro Escolar

Prefeitura de Viana, auxilia para que escolas desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes

Em 28/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Os pequenos artistas levaram a plateia ao delírio com um show de fofura e temas relevantes à comunidade.

Abram-se as cortinas para mais um dia de apresentações das estrelas mirins vianenses. Nesta terça-feira (27) as escolas municipais, CMEI Izabel Merscher Helmer, CMEI Bom Pastor, CMEI Lydia Eliete de Souza e EMEF Washington Martins, apresentaram peças magníficas.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), auxilia para que as escolas do município desenvolvam os dotes artísticos dos estudantes. A iniciativa ficou clara com as apresentações majestosas realizadas pelos alunos.

Os temas dos teatros foram diversificados e com muita importância social. As crianças ensinaram o valor que a chuva e o sol proporcionam para vegetação e a natureza. Além disso, a EMEF Washington contou como as emoções agem de formas diferentes, amor, raiva, tristeza, confusão, etc.

O jovem Ricson Soares Flores, de 11 anos, comentou sobre a felicidade de participar do Festival e de ter compartilhado bons momentos com seus colegas de turma.

“Gostei muito de apresentar e ter sido um dos protagonistas na nossa peça. Me diverti bastante nos ensaios com minha turma e estou feliz que todos vieram assistir” comentou o aluno.

E os shows continuaram na parte da tarde. Os espetáculos ficaram por conta do CMEI Izabel Merscher e EMEF Padre Antunes Siqueira. Os pequenos artistas levaram a plateia ao delírio com um show de fofura e temas relevantes à comunidade.

Em um espetáculo de três atos, os alunos do CMEI Izabel Merscher retratou a peça “O Jardim de Cecí”, demonstrando o poder de ajudar ao próximo. Além do teatro, o CMEI apresentou uma performance da música “Vamos cuidar do mundo”, ensinando a todos os presentes no teatro a importância de cada um na preservação do meio ambiente.

A apresentação do EMEF Padre Antunes Siqueira viu no palco um espaço de inclusão, fazendo alusão ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância de inclusão da pessoa com deficiência. O aluno Luan Nicolas, 4, é surdo e fez a interpretação da peça “O Rato” em libras.

O EMEF trouxe, também na Língua Brasileira de Sinais, uma apresentação da música “A diferença é o que nos une”. Luan e os colegas foram ovacionados com palmas e pedidos de bis, com direito a todas as crianças presentes no local aprendendo a canção em Libras. No final, as crianças parabenizaram Luan e os outros artistas do Padre Antunes balançando as mãos, sinal que simboliza aplausos na língua de sinais.

“Nós queremos fazer com que as crianças sintam a importância da inclusão. De ver o colega, por mais que haja diferença, na mesma condição que eles. E o teatro, atrelado a música, para eles se torna algo mais visual. Eles percebem que o colega tem a mesma capacidade deles. Essa é a importância da língua de sinais na apresentação, potencializar o único aluno surdo que temos, mostrando para toda a escola que não há diferença, principalmente, na comunicação”. Destaca o professor de deficiência auditiva Warlen Carlos. (Secom/PMViana)

Leia também:

Escola de Vila Velha premia alunos no Concurso de Desenho
PMVV: 14 escolas participam da premiação do programa TJC
Serra: Últimas vagas para curso de culinária dentro de carreta
Pais podem negociar reajuste nas mensalidades com escolas
Polo UAB de Nova Venécia recebe 150 mil em investimentos
Linhares vai abrir as inscrições para Concurso de Remoção
5º Vem Cantando Cariacica: inscrições terminam no dia 30
Fies: prazo de convocação de lista de espera termina hoje
Viana mantém a maior nota do Ideb da Grande Vitória
PMVV conquista melhor nota no Ideb da Região Metropolitana

TAGS:
ESCOLA | ESTUDANTES | VIANA | FESTIVAL DE TEATRO | APRESENTAÇÕES