EDUCAÇÃO

PMVV conquista melhor nota no Ideb da Região Metropolitana

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2021 saiu na última sexta

Em 21/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Com a pontuação de 5,8 nos Anos Iniciais e 4,9 nos Anos Finais, o município atingiu a média de 5,3, que é superior a média que as outras cidades da Grande Vitória atingiram.

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 saiu na última sexta-feira (17) e Vila Velha tem muito que comemorar. A cidade conquistou a maior média dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano) comparados aos outros seis municípios da Grande Vitória.

Com a pontuação de 5,8 nos Anos Iniciais e 4,9 nos Anos Finais, o município atingiu a média de 5,3, que é superior a média que as outras cidades da Grande Vitória atingiram. Em comparação ao último Ideb divulgado em 2019, Vila Velha manteve a nota nos Anos Iniciais com 5,8 e aumentou nos Anos Finais, saindo de 4,7 para 4,9.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo disse que o protagonismo da educação da cidade sobre a Grande Vitória é resultado da decisão acertada da gestão em investir em tecnologia, capacitação, qualidade de ensino, reformas estruturantes em todas as escolas e a continuidade das atividades escolares mesmo com a imposição de restrições feita pela pandemia. 

"Resultados que comprovam nossa decisão corajosa e acertada em investir no aluno, no auge da pandemia, quando criamos o Bolsa Aluno e incentivamos os estudos. Maior programa sócioeducacional da história de Vila Velha e nos coloca como protagonistas no ensino público da Grande Vitória. Comprova que dá pra fazer diferente e com muita dedicação da nossa gestão, de nossa equipe técnica, da comunidade escolar, cumprimos nosso papel de cuidar de nossas crianças, jovens e adultos que buscam conhecimento. Só através da educação vamos transformar a atual realidade de conflitos entre jovens e falta de esperança. Não é discurso político, são ações que estão sendo comprovadas em número. Tenho orgulho de fazer de Vila Velha a melhor nota do Ideb da Região Metropolitana e a inda termos escolas na lista das dez melhores do Estado", comemorou o prefeito. 

O secretário Municipal de Educação, Rodrigo Simões disse que Vila Velha tem tem metas ainda maiores a serem alcançadas ainda este ano.

 “Avaliamos esse resultado positivamente porque conseguimos melhorar nosso Ideb mesmo com a defasagem educacional que ocorreu em todo o país devido a pandemia. Nossa cidade tem capacidade ainda maior e com todos os investimentos que já realizamos e temos a certeza que o próximo resultado será ainda melhor”, comentou. 

E tem mais um motivo para comemorar: a escola com a melhor nota nos Anos Inicias da Grande Vitória é de Vila Velha. A UMEF Antônio Debarcellos, localizada em Santa Mônica, alcançou a nota de 7,2. Outras escolas que ficaram bem posicionadas foram a UMEF Edson Tavares, que alcançou a nota 7 e a UMEF Zaluar Dias e UMEF Zdmea Camargo, com 6,8.

A diretora Adailma Calanzans, da UMEF Antônio Debarcellos, comemorou o resultado e disse que é consequência do trabalho em equipe da escola. 

"Todos aqui estão se sentindo muito orgulhosos pelo primeiro lugar no Ideb em Vila Velha e na Região Metropolitana. Isso traduz o nosso esforço coletivo na busca de soluções simples e eficazes que despertaram nos alunos suas potencialidades, motivando-os a buscarem o conhecimento", contou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Escolas de Cariacica contarão em breve com aulas de robótica
Alunos da rede municipal da Serra recebem óculos de grau
Educação de João Neiva é nota 6,5 no Ideb nas séries iniciais
Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade
Educação básica de Cariacica mantém índices positivos
Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória
50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda

TAGS:
VILA VELHA | NOTA | IDEB | REGIÃO METROPOLITANA | EDUCAÇÃO