NUTRIÇÃO

10 alimentos anti-inflamatórios para quem tem endometriose

Para mulheres que convivem com a endometriose, a dieta deve fazer parte do tratamento.

Em 14/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Istock Getty Images

Nutricionista indica o que comer para evitar as incômodas dores e lesões. Dica é apostar em comida de verdade. Entenda!

Dependendo do que se come é possível reduzir ou agravar as inflamações, dores e lesões características da doença. De um lado estão os alimentos com propriedades anti-inflamatórias, que devem ser a base da alimentação para prevenção dos sintomas, como frutas, legumes, verduras, sementes e chás. Do outro estão os alimentos ultraprocessados, que favorecem as inflamações e a ocorrência dos sintomas. Carne vermelha e café também devem ser evitados por essas mulheres.

Com o apoio da nutricionista especialista em alimentação para endometriose Isabel Vieira, listamos a seguir dez opções que podem estar presentes na dieta de quem sofre com esse problema.

  1. Brócolis
  2. Uva
  3. Farelo de aveia
  4. Semente de abóbora
  5. Psyllium
  6. Chá verde
  7. Sardinha
  8. Gengibre
  9. Cúrcuma
  10. Própolis

- A base da alimentação é formada pelos alimentos anti-inflamatórios. É preciso incluir comida de verdade. Coma frutas, legumes e verduras em abundância. Dê preferência aos orgânicos. Mas se não for possível, não deixe de consumi-los (na versão não orgânica mesmo) - recomenda Isabel Vieira.

Entenda um pouco mais sobre cada alimento recomendado:

1 - Brócolis

Vegetais verde-escuros, como brócolis e couve, são ricos em antioxidantes e aliados contra as dores da endometriose — Foto: Istock

Foto: Istock

Assim como outros alimentos da família das brássicas (couve, repolho, agrião), possui uma série de nutrientes com ação antioxidante, importantes para o cuidado com a endometriose. Dentre eles, vale destacar a vitamina C, que ajuda a diminuir o estresse oxidativo e atua também na imunidade, fator bastante relevante para melhora dos quadros de dor. Por fim, ainda ajuda no processo de melhora do quadro inflamatório.

2 - Uva

Uvas são ricas em antioxidantes. No caso das mais escuras, contam com resveratrol. — Foto: Istock Getty Images

Foto: Istock Getty Images

Trata-se de uma importante fonte de antocianinas e resveratrol. Por isso, tem excelente ação antioxidante e protetora da endometriose.

3 - Farelo de aveia

É fonte de fibras prebióticas essenciais para o tratamento e cuidado do intestino - o que, por sua vez, é muito importante para regulação do trânsito intestinal e redução de gases, inchaço e desconforto.

4 - Semente de abóbora

Fonte de antioxidantes, fibras e magnésio, semente de abóbora é importante aliada contra as dores da endometriose — Foto: Istock Getty Images

Foto: Istock Getty Images

Também é fonte de antioxidantes, como a vitamina E, e fibras, que são essenciais para redução de radicais livres e funcionamento intestinal, respectivamente. Além disso, é fonte de magnésio, nutriente associado ao relaxamento dos músculos, podendo contribuir para a redução das dores, e com atuação no sistema reprodutor.

5 - Psyllium

Essa é uma fibra bastante poderosa para ajudar no funcionamento do intestino e, como a aveia, ajuda a regular o trânsito intestinal.

6- Chá verde

Alguns chás são aliados de mulheres que sofrem com endometriose, como é o caso do chá verde — Foto: Istock Getty Images

Foto: Istock Getty Images

Com excelente ação antioxidante e antiangiogênica, reduz o tamanho das lesões de endometriose, especialmente associada ao composto epigalocatequino-galato (EGCG), flavonoide antioxidante natural.

7 - Sardinha

Por ser um dos peixes com mais ômega-3, é uma excelente opção para entrar no cardápio das portadoras de endometriose. O ômega-3 tem potente ação anti-inflamatória. No entanto, tem concentrações baixas nos alimentos, em geral. Por isso, vale apostar na sardinha.

8 - Gengibre

Dentre os seus compostos benéficos para a endometriose, vale destacar o 6-Shogaol. Alguns estudos já demonstraram uma redução do volume das lesões endometrióticas, indicando também inibição da angiogênese. Esse composto também tem ação anti-inflamatória. Para incluir o gengibre no dia a dia, vale adicioná-lo a shots (na versão em pó), sucos verde ou de frutas como abacaxi, melancia e limão, chás e azeite (como molho de salada), bem como aproveitá-lo para temperar frango e peixe.

9 - Cúrcuma

Com importantes compostos bioativos, como a curcumina, a cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra, ajuda a reduzir inflamações — Foto: Istock Getty Images

Foto: Istock Getty Images

Esse é um alimento com altíssimo poder anti-inflamatório. Isso porque conta com diversos compostos bioativos, com destaque para a curcumina, que pode inibir a expressão da cicloxigenase-2 (COX-2) e reduzir a inflamação por meio da supressão da expressão de citocinas inflamatórias.

10 - Própolis

Conta com poderosa ação anti-inflamatória e imunomoduladora por conta dos seus diversos compostos como terpenos, flavonoides, ácidos fenólicos etc. Dentre esses compostos, a crisina pode ser destacada por sua atividade apoptótica e ação de redução da proliferação de células endometriais. Pode ser utilizado em shots e chás. (Por Gabriela Bittencourt, com informações da Nutricionista Isabel Vieira)

Leia também:

Quais são os sinais mais comuns da falta de ferro no corpo
Dicas para reduzir o peso mantendo a saúde sem restrições
Comer pode ser o melhor remédio, mas isso não inclui fast food
Dicas para manter alimentação e bronzeado em dia no verão
Os riscos da perda de peso acelerada para o verão e Carnaval
Café da manhã é aliado no controle de peso: veja receitas

TAGS:
ANT-INFLAMATÓRIO | ENDOMETRIOSE | DIETA | TRATAMENTO | MULHERES