ECONOMIA NACIONAL

A produção industrial cai 0,6%, revela uma pesquisa do IBGE

Produção industrial nacional recuou 0,6% na passagem de setembro para outubro deste ano

Em 03/12/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Miguel Ângelo/CNI/Direitos reservados

Os principais recuos foram observados nos ramos de indústrias extrativas (-8,6%) e produtos alimentícios (-4,2%).

A produção industrial nacional recuou 0,6% na passagem de setembro para outubro deste ano. É a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7% no período. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados hoje (3), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com outubro de 2020, a queda chegou a 7,8%. Apesar disso, a indústria acumula altas na produção de 5,7% no ano e no período de 12 meses.

A retração de setembro para outubro foi provocada por perdas na produção em 19 das 26 atividades pesquisadas pelo IBGE. Os principais recuos foram observados nos ramos de indústrias extrativas (-8,6%) e produtos alimentícios (-4,2%).

Também tiveram perdas relevantes os setores de máquinas e equipamentos (-4,9%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,6%), de produtos têxteis (-7,7%), de metalurgia (-1,9%) e de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-21,6%).

Comparação

Por outro lado, sete atividades tiveram alta na produção em outubro, na comparação com o mês anterior, com destaques para coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,7%), outros produtos químicos (2,1%) e produtos de borracha e de material plástico (1,8%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas, a principal queda veio dos bens de consumo duráveis, que caíram 1,9% de setembro para outubro e acumulam dez meses de perdas. Os outros resultados negativos vieram de bens de consumo semi e não duráveis (-1,2%) e bens intermediários, ou seja, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,9%).

Os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo formam a única categoria com alta no período (2%).

“Mais do que o resultado do mês em si, chama a atenção a própria sequência de resultados negativos, cinco meses de quedas consecutivas na produção, período em que acumula retração de 3,7%. A cada mês que a produção industrial vai recuando, se afasta mais do período pré-pandemia. Nesse momento, está 4,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo. (Agência Brasil)

Leia também:

Preços dos alimentos sobem e seguem na máxima de 10 anos
Os fatores climáticos levaram à queda do PIB, diz secretaria
Inflação sobe 0,72% em novembro e acumula em 9,10%
Ipea prevê cenário positivo para a produção agrícola em 2022
Faturamento da indústria cai pelo 3º mês seguido, diz CNI
Confiança do empresário cai 3,3 pontos em novembro, diz FGV
Desemprego atingiu 13,453 milhões de pessoas no trimestre
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje (30)
Endividamento das famílias atinge maior patamar em 12 anos
A Confiança do comércio recuou 6,2 pontos em novembro
Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje (29)

TAGS:
PRODUÇÃO INDUSTRIAL | IBGE | RECUO | PRODUÇÃO | ATIVIDADES