SAÚDE

Agosto Dourado: Linhares orienta sobre aleitamento materno

No agosto dourado, Linhares orienta mamães sobre a importância do aleitamento materno

Em 03/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

Pacientes da unidade que é referência na saúde da mulher em Linhares assistiram a uma minipalestra sobre o aleitamento materno com a enfermeira Nayra Dantas.

Ninguém tem dúvida de que o vínculo entre a mãe e o filho estabelecido pelo aleitamento materno é importante para a criança. Para reforçar os debates sobre o tema, a Prefeitura de Linhares, por meio do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS), setor da Secretaria de Saúde, realiza, esta semana, uma programação voltada ao “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Na segunda-feira (01), uma ação educativa, na Casa Rosa, marcou o início da programação. Pacientes da unidade que é referência na saúde da mulher em Linhares assistiram a uma minipalestra sobre o aleitamento materno com a enfermeira Nayra Dantas.

Nesta sexta-feira (5), será realizada uma ação no Mercado Municipal, no centro de Linhares, de 12 às 16 horas. Na Tenda da Saúde, profissionais de saúde vão oferecer orientações e demonstrações sobre a importância do aleitamento materno e distribuir panfletos educativos com informações sobre o assunto. Quem passar pela tenda também poderá aferir a pressão arterial e verificar a glicemia capilar.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, chama a atenção e ressalta a importância do aleitamento materno, já que este é o melhor alimento que os recém-nascidos podem receber até os dois anos de vida. Nos primeiros seis meses é recomendável, inclusive, que o leite da mãe seja o único alimento oferecido à criança.

“O leite da mamãe tem tudo que o bebê precisa, inclusive água, e é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. O leite também protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, podendo reduzir também o risco de hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e obesidade”, explica a diretora.

Campanha Nacional de Amamentação 2022

A primeira semana de agosto é marcada como a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O Ministério da Saúde lançou na segunda-feira (1º), a Campanha Nacional de Amamentação 2022, cujo tema é “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

Vale destacar que informação e apoio fazem mesmo a diferença e diminuem muito a desistência das mães em amamentar os seus bebês com leite materno. O leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o alimento de ouro para os bebês; daí a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)

Leia também:

Gordura que causa celulite não é vilã par problemas cardíacos
Linhares continua vacinando contra covid, gripe e sarampo
Prefeitura de Vitória nomeia mais 10 profissionais da saúde
Serra abre nesta segunda-feira (1) novas vagas de vacina
Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos, diz ministro
"Agosto Azul Vermelho" alerta sobre as doenças vasculares
São Paulo confirma casos de varíola dos macacos em crianças
Governo inaugura COE para monitorar varíola dos macacos
Piora na qualidade alimentar pode formar geração de diabéticos
Brasil registra 978 casos confirmados de varíola dos macacos
Aracruz realiza “Dia D” para testagem contra hepatite viral

TAGS:
LINHARES | ALEITAMENTO MATERNO | IMPORTÂNCIA | AGOSTO DOURADO | PROGRAMAÇÃO