MEIO AMBIENTE

Alunos participam de plantio do VixFlora na Praça do Papa

A sexta-feira, 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, foi marcada por ações em Vitória

Em 27/05/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

Ao todo, serão plantadas 84 árvores na Praça, o que atende uma demanda antiga dos moradores que pedia a arborização do local.

Um bioma que compõe a paisagem de Vitória e representa 40% do território da cidade. A sexta-feira, 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, foi marcada por ações para celebrar a data e o cuidado com o meio ambiente. Crianças da educação infantil de Vitória participaram do plantio de mudas nativas e de outras atividades educativas na Praça do Papa, ao lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

Ao todo, serão plantadas 84 árvores na Praça, o que atende uma demanda antiga dos moradores que pedia a arborização do local. O plantio das mudas faz parte do Programa VixFlora, lançado em 2021, que prevê a recuperação florestal em uma proporção de área que abrange cerca de 225 hectares (aproximadamente 225 campos de futebol), com a previsão de plantio de mais de 370 mil árvores, uma por habitante, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica existentes na capital.

Com organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), participaram do plantio cerca de 120 crianças, dos grupos 5 e 6, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, Lídia Rocha Feitosa e Rubens Duarte de Albuquerque, além de moradores da região e o prefeito Lorenzo Pazolini. Os alunos também visitaram o Projeto Tamar.

Sob o domínio do bioma Mata Atlântica, o que envolve a floresta da mata atlântica, a restinga e o manguezal, em Vitória, cerca de 40% do espaço territorial do município é constituído de espaços legalmente protegidos, o que inclui unidades de conservação, parques, praças e áreas verdes.


Foto: Carlos Antolini/PMV

"Hoje é um dia muito importante para nós. Nosso dever é formar uma consciência ambiental e estabelecer um compromisso com as próximas gerações. É formar uma sociedade que tenha consciência dos seus direitos, mas que, principalmente, saiba cumprir os seus deveres. Com muita humildade, eu digo que Vitória tem dando um exemplo para o Brasil. Hoje, temos projetos robustos de recuperação de nascentes, de plantio, entre outros. Vitória é a única cidade nota A do turismo no Espírito Santo", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A vice-prefeita, Capitã Estéfane, parabenizou o trabalho desenvolvido pela educação município.

"Parabéns a toda equipe pelo desenvolvimento das atividades e por estimular esse despertar das nossas crianças lindas, que vão levar isso para o resto da vida", disse.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destacou que o VixFlora vai recuperar uma área equivalente a 225 campos de futebol e ressaltou o papel de multiplicadores que as crianças podem ter.

"Hoje, em Vitória, a gente vê, cada vez mais, um futuro na cidade. Eu tenho certeza de que cada criança aqui hoje vai falar da importância do meio ambiente em casa e, dessa forma educar toda a família", destacou.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou a existência de uma coordenação de educação ambiental na estrutura da Secretaria.

"A Secretaria de Educação de Vitória entende a importância de conscientizar e criar as condições, para que os alunos não só preservem o meio ambiente, mas que conscientizem os pais também", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Após denúncias, Aracruz resgata mais de 470 guaiamuns
Prefeitura de Guarapari realiza Feira de Educação Ambiental
Nova Venécia promove “1ª Jornada do Meio Ambiente 2022”
Indústria do cimento contribui para destinação do lixo urbano
As mudanças climáticas pode causar extinção nos oceanos
Soluções de descarbonização da indústria siderúrgica.
Acordo prevê remuneração para conservação de florestas
ArcelorMittal deu início ao transporte com veículos a GNC
Força-Tarefa em Defesa da Amazônia permanecerá na região
Blitze Praia Limpa em Jacaraípe e Manguinhos nesta sexta

TAGS: 
VITÓRIA | MATA ATLÂNTICA | PRAÇA DO PAPA | VIXFLORA | PLANTIO