EDUCAÇÃO

Alunos realizam plantio e cultivo de horta escolar em projeto

O projeto tem por objetivo revitalizar a horta coletiva e proporcionar muito aprendizado.

Em 09/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Além de promover um aprendizado secular de plantio e cuidados com plantas e hortaliças, o objetivo era possibilitar aos estudantes replicar esses conhecimentos em suas casas, garantindo uma alimentação mais saudável para todos.

O projeto "Por Uma Alimentação Mais Saudável", desenvolvido com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, tem por objetivo revitalizar a horta coletiva da unidade de ensino e ainda proporcionar muito aprendizado prático para a turma.

Tudo começou ainda em sala de aula, uma vez que os estudantes estavam trabalhando conteúdos relacionados a receitas e memórias afetivas. Como a sala de aula fica localizada ao lado da horta, foi pensada a proposta de revitalizar o local e realizar o plantio de temperos e hortaliças.

Além de promover um aprendizado secular de plantio e cuidados com plantas e hortaliças, o objetivo era possibilitar aos estudantes replicar esses conhecimentos em suas casas, garantindo uma alimentação mais saudável para todos.

Assim, foram realizadas pesquisas, palestra com jardineiro profissional, arrecadação de garrafas pet e doação de mudas aos estudantes e seus familiares. A partir da revitalização do espaço, os estudantes dos turnos matutino e vespertino também irão a ajudar a cuidar do local, garantindo uma horta saudável e sustentável para todos.

"Eu acho muito positivo e estou gostando muito da ação que aconteceu, em que aprendemos e vivenciamos o cultivo da horta e plantas que muitas vezes são coisas que temos no quintal de casa, e você não sabe como podem ser usadas ou como fazer. Foram momentos de muito aprendizado", destacou a estudante Terezinha Sequeira, 36 anos.

Aprendizado na prática

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Katia Camargos e Rita de Cássia, com apoio da pedagoga Weslane Lopes e da diretora Maria Luiza Marques.

"O trabalho com a horta socializa conhecimentos referentes a plantas medicinais, destaca a importância de incluir verduras cultivadas sem agrotóxicos em nossa alimentação e leva ao estudante a possibilidade de fazer o plantio em casa. No primeiro segmento usamos a temática para avançar no processo de construção da língua escrita, com pesquisas, leituras e produções de texto", explicou a pedagoga. (Secom/PMV)

Leia também:

> Sedu apresenta resultados da Avaliação da Fluência em Leitura 
Aracruz: prefeito assina OS para construção da Emef Coqueiral
PMV entrega óculos para alunos da rede municipal de ensino
Alunos de Viana se formam em programa da Polícia Ambiental
Enem começa no próximo domingo com prova de redação
Uso de computadores moderniza o ensino em Cachoeiro
Estudantes da Serra apresentam produto criado em projeto
Ensino a distância cresce 474% em uma década, diz Inep
UniversidadES abre 200 novas vagas de pós-graduação
Linhares abre vagas de pré-matrícula para Educação Infantil

TAGS:
ALUNOS | PLANTIO | HORTA | PROJETO | APRENDIZADO