ESPORTE INTERNACIONAL

Ano fora da F1 trouxe experiência para voltar à elite, diz Albon

O canadense-iraniano, Nicholas Latifi, e Alexander Albon serão parceiros na Williams em 2022.

Em 20/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Williams / Grande Prêmio

Piloto tailandês, Alexander Albon, também revelou expectativa de levar a experiência adquirida no período fora das pistas para a Williams, sua nova casa na Fórmula 1.

O ano fora da Fórmula 1 fez bem para a evolução de Alexander Albon. Quem garante isso é o próprio piloto, que após o trabalho como reserva da Red Bull e a participação na DTM em 2021, voltou ao grid da principal categoria de automobilismo no mundo como titular da Williams.

De acordo com o anglo-tailandês de 25 anos, o período longe da F1 trouxe uma "visão panorâmica" do que se é preciso para estar no topo do esporte.

"Sinto que ficando de fora em 2021, tive um pouco mais de uma visão panorâmica do que é necessário para ser um piloto de elite, no sentido de que tive uma visão completa disso", revelou.

Algumas vezes, quando você está em um fim de semana de corrida, focado somente em correr, você só vê a pista.

"Ano passado, foi uma função diferente para mim: era muito sobre desenvolver o carro, ver como uma equipe opera e desempenhar o meu papel da melhor maneira possível. Há muita experiência nisso, em aprender o jeito que um time de Fórmula 1 funciona. Definitivamente posso usar isso e trazer para a Williams", completou.

"Passei o ano passando refletindo e pensando: como posso fazer um melhor trabalho? E claro que não é só uma coisa. São diversas pequenas coisas, as quais obviamente estou trabalhando neste ano", concluiu.

Justamente por ter desempenhado importante função nos bastidores da Red Bull em 2021, ajudando a desenvolver o RB18, Alex não escondeu que conhece um pouco do funcionamento do bólido austríaco para 2022. No entanto, o piloto ressaltou a dificuldade em levar conceitos do carro para a sua nova equipe.

"Eu sei mais ou menos como o carro (RB18) funciona. Mas é sempre difícil de comparar, porque os simuladores em si são diferentes no jeito que operam, em termos de movimento também, então é diferente", afirmou.

"Claro, vou usar tudo o que sei. Ao mesmo tempo, não sou um aerodinamicista, não sei como a asa traseira é no RB18 ou coisa parecida. Só tenho o 'feeling'. Penso que sei o motivo do carro da Red Bull ter sido rápida no ano passado e, ao mesmo tempo, o porquê a Williams foi rápida em alguns lugares. É o caso de usar o balanço de tentar utilizar o conhecimento que tenho para fazer com que nós sejamos mais competitivos", finalizou o tailandês.

A temporada 2022 da Fórmula 1 começará no dia 20 de março com o GP do Bahrein. A pré-temporada terá início entre os dias 23 e 25 de fevereiro, em Barcelona. (Por Felipe Leite - Grande Prêmio)

Leia também:

Thiago Braz conquista a prata com um salto de 5,81 metros
Nunca disse que ia parar, afirma Hamilton sobre carreira na F1
Surfe: Brasil segue apenas com Caio Ibelli em Sunset Beach
Williams lança carro de F1 sem homenagem a Ayrton Senna
Mercedes e Red Bull mostram harmonia em reunião da F1
PG de Milão faz pedido de prisão internacional de Robinho
Champions League: Sporting busca milagre diante do City
Fifa: Jogo suspenso entre Brasil x Argentina será realizado
AlphaTauri esconde jogo na apresentação do AT03 para F1 2022
Pelé é novamente internado para se tratar contra tumor

TAGS: 
EQUIPE WILLIAMS | FÓRMULA 1 | ALEXANDER ALBON | NICOLAS LATIFFI | PILOTO