SAÚDE

Anvisa amplia o uso do remdesivir em casos de Covid-19

Anvisa aprovou nova indicação do medicamento Veklury, cuja substância ativa é remdesivir

Em 26/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Getty Images/Bernard Chantal

Segundo a agência, a empresa Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil apresentou dados clínicos que demonstraram a eficácia e a segurança do medicamento para esta finalidade.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nova indicação do medicamento Veklury, cuja substância ativa é o remdesivir, para o tratamento da covid-19. A medida foi aprovada no dia 23 e divulgada nesta quarta-feira (24) no site da instituição. O remédio poderá ser usado em pacientes adultos que “não necessitem de administração suplementar de oxigênio e que apresentem risco aumentado de progredir para caso grave” da doença.

“O remdesivir é um antiviral injetável produzido no formato de pó para diluição, em frascos de 100 mg. A substância impede a replicação do vírus no organismo, diminuindo o processo de infecção”, diz a nota da Anvisa.

Segundo a agência, a empresa Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil apresentou dados clínicos que demonstraram a eficácia e a segurança do medicamento para esta finalidade.

Antes, o remdesivir tinha indicação terapêutica no Brasil para tratamento de covid-19 apenas em pacientes adultos e adolescentes com pneumonia que precisam de oxigênio. Com a nova indicação, o uso da medicação deve ser iniciado assim que possível após o diagnóstico e dentro de sete dias do aparecimento dos sintomas.

O tratamento tem o tempo total de três dias. A recomendação da Anvisa é que seja administrada, por infusão intravenosa, uma dose única de 200 mg de remdesivir no primeiro dia. Nos dias seguintes, a administração de uma dose diária de 100 mg, com o mesmo procedimento.

A Anvisa recomenda ainda que sejam seguidas as mesmas condições de segurança para uso do medicamento em ambiente ambulatorial, como a realização de testes laboratoriais hepáticos e renais em todos os pacientes antes do início do tratamento. (Por Camila Maciel/Agência Brasil)

Leia também:

Sábado (28), é dia D para vacinação nas UBS de São Mateus
UBS de Cachoeiro vão abrir no sábado (28) para vacinação
Sesa orienta municípios sobre uso operacional da vacina BCG
Maior banco de leite humano do mundo integra a Fiocruz
Influenza: ​Vila Velha inicia vacinação em moradores de rua
Sala de situação vai monitorar varíola dos macacos no país
Sesa realiza ações da campanha sobre doação de córneas
Ibiraçu está vacinando os grupos prioritários da Influenza
UPA Infantil registra alta de 40% em internação de crianças
Dia D de vacinação contra gripe, covid e sarampo em João Neiva
Serra: Vacinação sem agendamento no shopping Montserrat

TAGS:
ANVISA | MEDICAMENTO | REMDESIVIR | COVID-19 | INDICAÇÃO