CIDADE

Aracruz: Santa Cruz celebra 466 anos no final de semana

Aracruz preparou uma programação com muita música, apresentações culturais e atividades

Em 03/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

O balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do Rio Piraque-Açu, com histórias de muitas gerações que se mantêm vivas através de casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, o extenso manguezal e pescadores à beira do rio.

Para celebrar o aniversário de 466 da vila mais charmosa do Espírito Santo, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), preparou uma programação com muita música boa, apresentações culturais e realização de atividades esportivas. O aniversário de Santa Cruz acontece entre os dias 07, 08 e 09 de outubro. 

“A prefeitura tem buscado levar opções de entretenimento para todo o município e as festas são uma forma de celebrar a vida e estar junto de quem gostamos. E com o aniversário de Santa Cruz não poderia ser diferente, são 466 de história desse lugar que, com seu bucolismo e beleza, conquista a todos”, destacou Paulo Neres, secretário da Semtur. 

466 anos de história 

O balneário de Santa Cruz está situado às margens da foz do Rio Piraque-Açu, com histórias de muitas gerações que se mantêm vivas através de casarões antigos, o cais do porto, a Fonte do Caju, o extenso manguezal e pescadores à beira do rio.

Santa Cruz foi fundada em 1556 pelo padre Brás Lourenço auxiliado pelo também padre Diogo Jácome. Tudo começou com a chegada dos homens brancos naquelas terras habitadas somente pelos índios tupiniquins, chefiados pelo cacique Maracaiá-Guaçu, ou Grande Gato. Eles chegaram em virtude do processo de catequização, fundando um núcleo de catequese que atraiu várias tribos de índios da região. Mais tarde, com a criação da Aldeia dos Reis Magos (atual Nova Almeida) o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha.

Em 16 de dezembro de 1837 a Aldeia Velha tornou-se distrito. Uma lei provincial elevou o povoado a Freguesia, passando ela a fazer parte do termo de Nova Almeida. Em 1848, por Lei Provincial nº 2, a Freguesia foi elevada a Vila. O município foi criado em 3 de abril de 1848 com o nome de Santa Cruz.
Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II, que pernoitou em Santa Cruz e até inaugurou o chafariz público. Para abrigar o imperador, foi construído o prédio onde depois funcionou a antiga Câmara Municipal, hoje um dos dois únicos patrimônios do Município de Aracruz tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. (Por Thais Tonini Patuzzo-Secom/PMA)

Leia também:

Viana: Prefeitura entrega reforma do Lar Genoveva Machado
Olho Vivo: Sistema é o mais moderno do Espírito Santo
Guarapari: obras do Hospital Cidade Saúde estão na fase final
Assinada a OS que dá início à obra de construção da ETE Sul
Serra ultrapassa os 49% do parque de iluminação pública
Serra: Solar de Anchieta vai ganhar uma nova praça saudável 
Pazolini assina ordem de serviço para reforma de três pontes
Comunidade de Tucum ganha área de lazer e convivência
Nova Venécia faz entrega de Praça para Patrimônio do BIS
Amarílio Boni vai assumir a Segurança Urbana em Vitória

TAGS:
ARACRUZ | SANTA CRUZ | PROGRAMAÇÃO | APRESENTAÇÕES | SEMTUR