NEGÓCIOS

Assevila debate Meio Ambiente e Investimentos em Vila Velha

A Associação dos Empresários de Vila Velha realizou a 19ª edição do Café Empresarial.

Em 28/03/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fabrício Lima/Assevila

A 19ª edição do Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), aconteceu no Hub de Inovação, no Shopping Praia da Costa, debatendo sobre o tema "nova lei de licenciamento ambiental e dos investimentos da Cesan para Vila Velha".


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila), realizou na ultima quarta-feira (27), a 19ª edição do Café Empresarial, com dois painéis apresentados, respectivamente, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e pelo presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), Munir Abud, cujo tema "nova lei de licenciamento ambiental e dos investimentos da Cesan para Vila Velha", foi mediado pela jornalista Andreia Lopes.  


Foto: Fabrício Lima/Assevila

O evento aconteceu no Hub de Inovação da Assevila, no Shopping Praia da Costa, contando com as presenças do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, lideranças empresariais e políticas.

Despedida

O presidente da Assevila, Marco Túlio Ribeiro Fialho, se despediu da função, tendo em vista o encerraento do seu mandato.

"Hoje me despeço como presidente da instituição. Passo o bastão com alegria e muita gratidão ao Thomaz Tommasi. Poder servir é uma dádiva e servir neste último triênio foi uma oportunidade de evoluir. Que meu colega se sinta inspirado a fazer um trabalho ainda melhor."

Sobre o tema apresentado no debate, Marco Túlio disse ser de fundamental importância pois, sem infra-estrutura urbana, o município acaba não sendo competitivo.

"O esgotamento sanitário e o abastecimento de água estão diretamente ligados à infra-estrutura municipal, sendo indispensáveis para atração de investimentos e para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha. O tema é muito relevante."

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, ressaltou que o debate sobre a nova lei geral de licenciamento ambiental é fundamental e temos uma parceria importante do governo com o município de Vila Velha, por meio do prefeito Arnaldinho Borgo.

"O debate da nova lei geral de licenciamento ambiental é fundamental e temos uma parceria importante do governo com o município de Vila Velha, por meio do prefeito Arnaldinho Borgo. Tivemos um 2023 muito produtivo, sendo que o Estado nunca investiu tanto. Nosso crescimento do PIB foi quase o dobro do país. Estamos criando um ambiente de negócios com responsabilidade. 

Painel 1:

O primeiro painel - Investimentos da Cesan para Vila Velha - foi apresentado por Munir Abud, presidente da Cesan. Segundo ele, é perceptível a evolução que Vila Velha vem tendo em termos de investimentos.

"A Cesan ficou devendo durante muito tempo a Vila Velha. Quando assumi, aqui era uma das cidades que mais demandavam investimento. Decidimos encarar de frente. Quando falo de Vila Velha, o Espírito Santo tem muito a se orgulhar."

Sobre a temática, a autoridade citou obras concluídas e em andamento, destacando como mais marcante a despoluição do canal da Costa.

"São mais de R$ 2 bilhões em investimentos na cidade nos próximos quatro anos."

Como obra em fase de conclusão foi destacado o sistema de esgotamento sanitário do complexo penitenciário de Xuri. 

"Estão em andamento a estação de tratamento de esgoto Terra Vermelha, além da ETE Araçás, com prazo para finalizar em dezembro de 2024. Também temos a ampliação da ETE Caçaroca, que garante o abastecimento de água no município nos próximos anos e vamos iniciar as obras da barragem do Jucu, com que, se ficar sem chover por 4 meses, não haverá desabastecimento. Com isso, a situação da falta de água ficará no passado. Para tudo isso, preciso de cada um de vocês empresários, já que nossos investimentos vieram de quem conhece a dificuldade de cada canto. É por pedidos de vocês que nós nos posicionamos", finalizou. 

Painel 2: 

No segundo painel - Nova lei de licenciamento ambiental - o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni declarou que, a ele foi dada a missão de desenvolver o licenciamento, que é também um desafio regulatório, já que antes o Estado só contava com um decreto dispondo sobre o tema. 

"Agora temos a lei, com a intenção de atacar em três frentes: padronizar, simplificar e acelerar o procedimento para obtenção de licenças ambientais. Quando regulamentada, contaremos inclusive com automatização delas. Será também criado um banco de dados ambientais georeferenciados, segmentados. Nós também criamos o Conselho de Gestão Ambiental para integrar Iema, Idaf e Agerh. Esta lei será regulamentada até o fim de julho, mas alguns dispositivos já estão funcionando, ao exemplo de casos de calamidade - já que enfrentamos um momento tão grave com as enchentes em nosso território."

Debate

Como encerramento dos painéis apresentados no 19º Café Empresarial, foram trazidos os palestrantes para um debate mediado pela jornalista Andreia Lopes. Nele também foi aberto espaço para perguntas aos participantes.

Dentre as respostas de Munir Abud, destacaram-se o uso da tecnologia e da inteligência artificial que serão empregadas em Vila Velha para evitar o vazamento de água tratada.

"Geralmente as obras neste sentido causam muito transtorno e, sabendo que a rede de Vila Velha é antiga, contratamos robôs da Alemanha, que entram na tubulação. Ou seja, vai ter obra e ninguém vai ver. O robô passará embaixo da terra, sem dano à pavimentação, logo, haverá recomposição das redes com o mínimo de dano", frisou Abud. (Por Isabella Arruda/AsImp)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Lei de licenciamento ambiental será tema do "Café da Assevila"
Mais de 120 empreendedoras no "II Encontro Ases Mulher"
ASES: "Café de Negócios" debate cenário econômico para 2024
Serra abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação
Petrobras e ArcelorMittal irão desenvolver um hub de CCS
Prazo para participação no leilão de 26 lotes vão até hoje (27)
Ciclo de palestras para MEIs acontecerá entre março e julho
Vila Velha registra abertura de 2.255 novas empresas em janeiro
Circuito Liquida Serra será de 1 a 4 de fevereiro em Jacaraípe

TAGS:
VILA VELHA | ASSEVILA | ENCONTRO | EMPRESÁRIAL | DEBATE | CAFÉ