SAÚDE

Cachoeiro alerta para baixa procura pelas doses contra Covid

A Secretaria de Saúde alerta para baixa procura pelas doses de reforço contra a Covid-19.

Em 08/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Márcia Leal/PMCI

Dados da plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado, apontam que, em Cachoeiro, 44% das pessoas aptas a tomarem a primeira dose de reforço (D3) buscaram um ponto de vacinação para receber o imunizante.

Com o controle da pandemia de Covid-19 em todo o território nacional, graças à vacinação, muitas pessoas deixaram de buscar as doses de reforço do imunizante, que, de acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), são importante para elevar o número de anticorpos protetores e manter afastados os riscos de agravamento da doença.

Dados da plataforma Vacina e Confia, do Governo do Estado, apontam que, em Cachoeiro, 44% das pessoas aptas a tomarem a primeira dose de reforço (D3) buscaram um ponto de vacinação para receber o imunizante. Em relação à segunda dose de reforço, esse número é ainda menor: 21%.

Para o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, embora o quadro atual da pandemia de Covid-19 seja de estabilidade, o surgimento de novas variantes pode ocasionar um aumento no número de casos, e destaca a vacinação como o maior meio de prevenção.

“Estamos acompanhando as notificações da variante BQ.1 no estado do Rio de Janeiro, e para controlarmos uma possível circulação dessa nova cepa em nosso território, é imprescindível mantermos alta a cobertura vacinal, principalmente, por meio das doses de reforço. Pedimos àqueles que ainda não se vacinaram, que busquem, tão logo, uma sala de imunização”, afirma Wingler, que lembra que, até o momento, o município já aplicou mais de 455 mil doses da vacina contra a Covid-19.

Vacine-se!

A vacinação contra a Covid-19, em Cachoeiro, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu. Não é necessário agendamento para tomar a primeira, segunda ou terceira dose. Basta comparecer ao local, portando documento de identidade, cartão de vacinas e CPF ou cartão do SUS.

Periodicamente, a Semus realiza mutirões de vacinação aos fins de semana, em locais e horários alternativos. Essas ações são previamente divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Cachoeiro. (Secom/PMCI)

Leia também:

Linhares amplia a oferta da vacina HPV para os meninos
Covid: vacinação sem agendamento em 26 US de Cariacica
Novembro azul: Serra + Cidadã terá Vila da Saúde do homem
Serra abre nesta segunda (7) novas vagas para vacinação
Novembro Azul: confira ações que serão ofertadas na Serra
Novembro Azul: programação especial para os homens
Covid: Brasil registra 1.077 casos e seis mortes em 24 horas
​Semus de Vitória realiza mais um sábado de vacinação
Novembro Azul: US de Cachoeiro têm programação especial
Vacinação sem agendamento em oito pontos da Serra

TAGS: 
VACINA | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | COVID-19 | DOSE | REFORÇO