SAÚDE

Câncer de Laringe, Leucoplasia, Edema de Reinke: se liga fumante

"Dia Mundial Sem Tabaco" alerta para a grande quantidade de doenças relacionadas ao tabaco.

Em 29/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Internet

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco (31), otorrino do Hospital Paulista alerta sobre os principais sintomas que esse público deve se atentar e a importância do exame de laringoscopia para o diagnóstico dessas enfermidades.

O Dia Mundial Sem Tabaco (31) é uma data de especial relevância para os otorrinolaringologistas, tendo em vista a grande quantidade de doenças relacionadas ao hábito de fumar que afetam estruturas da boca, garganta e nariz.

Muitas delas, é sabido, podem ser identificadas com rapidez e tratadas com maior efetividade, se estivermos a par dos principais sintomas e, sobretudo, conscientes quanto a necessidade de investigar suas causas.

Nesse contexto, o otorrinolaringologista Dr. Rui Imamura, do Voice Center - Centro Especializado em Laringe e Voz do Hospital Paulista, elege três doenças que os fumantes devem ter atenção especial no que se refere à prevenção: Leucoplasia, Edema de Reinke e, principalmente, o Câncer de Laringe.

"São três doenças intimamente associadas ao tabagismo. E que a redução desse hábito tem grande impacto na redução da incidência das mesmas", resume ele, ao destacar que a melhor forma de evitá-las é justamente parando de fumar.

Mas, a quem insiste, ele recomenda atenção redobrada com a voz, sobretudo. Alterações podem servir de alerta.

"A rouquidão é o sintoma mais clássico. Em pacientes que fumam, quando o problema persiste por mais de duas semanas, é importante investigar", observa o médico, lembrando que a principal preocupação sempre é com o câncer de laringe - a mais grave das anomalias entre as destacadas aqui.

Ele destaca que o Brasil é um dos principais países em casos de câncer de laringe. Em média, cerca de 7 mil pacientes são diagnosticados com a doença a cada ano.

"Nesse caso, a rouquidão é um sintoma inicial, que geralmente vem acompanhado de tosse persistente, dor durante a deglutição e fala, dificuldade para engolir, entre outros. É sem dúvida a enfermidade mais grave relacionada ao tabagismo, tratada pela Otorrinolaringologia".

Ainda assim, a Leucoplasia e o Edema de Reinke não deixam de ser uma preocupação menor. A Leucoplasia, aliás, pode evoluir para um quadro de câncer de laringe, caso não tratada. Ela se notabiliza principalmente por lesões na laringe, além de rouquidão ou alterações na voz.

"É uma lesão que se assemelha a uma mancha branca, que pode ser pré-maligna ou já ter células cancerígenas em sua base, e surge nas diversas mucosas da via aérea e, também, na corda vocal e laringe. Para uma célula se tornar cancerígena ela vai sofrendo algumas transformações e uma dessas manifestações é a superfície branca detectada pela laringoscopia”, explica o Dr. Imamura.

O Edema de Reinke, por sua vez, se manifesta por rouquidão com agravamento do tom vocal. Quando ocorre em mulheres, é frequente a queixa de masculinização da voz. Ocorre em pacientes que fazem uso intensivo da voz e, principalmente, tabagismo por muitos anos. O tratamento pode ser clínico nos casos de inchaço leve, afastando os fatores irritativos, principalmente o tabagismo; e cirúrgico nos casos moderados e graves.

"A videolaringoscopia permite a identificação de alterações presentes na cavidade oral, orofaringe e laringe por meio de um endoscópio, acoplado a um sistema de vídeo. Este instrumento capta, amplifica e registra as imagens. O som da voz e a imagem são gravados e servem para diagnosticar as eventuais anomalias presentes", esclarece o especialista, acrescentando que o procedimento é rápido (demora em torno de 2 a 4 minutos), não requer jejum, além de ser de baixo custo.

Em todos esses casos, o Dr. Imamura destaca o exame de videolaringoscopia é o mais recomendável para identificação precoce da causa dos sintomas e favorece muito a chance de tratamento eficaz e cura, mesmo nos casos de câncer.

“Nos casos de leucoplasia, câncer e mesmo de papiloma, os vasos associados à lesão também se modificam, o que pode ser melhor visto quando a laringoscopia é feita com equipamento especial (cromoscopia ou narrow band imaging – NBI). Este equipamento, disponível no Voice Center do Hospital Paulista, permite aumentar a acurácia diagnóstica destas lesões”, enfatiza o médico. Mais informações no link. (Por Alessio Venturelli/AsImp)

Leia também:

Doença cardiovascular é principal causa de morte prematura
Ministério da Saúde vai incluír inteligência artificial no SUS
Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária
Fila de espera por um transplante de córnea dobra no Brasil
Própolis melhora imunidade e inflamação em pessoas com HIV
Serra terá vacinação sem agendamento no fim de semana
Governo do Estado atualiza informações sobre a Gripe Aviária
Campanha incentiva doação de leite materno no país
Especialistas vão informar sobre contraceptivos do SUS
Himaba reforça importância de amamentar e incentiva doação

TAGS:
FATORES | DOENÇAS | CÂNCER| RISCOS | TABACO | FUMANTE