TEMAS GERAIS

CGU decide retirar sigilo de cartão de vacina de Bolsonaro

CGU decidiu autorizar a divulgação da carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Em 14/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reprodução/Controladoria-Geral da União

O órgão acatou um recurso que contestava a negativa de divulgação de data, local, laboratório de fabricação e nome de vacinas que tenham sido aplicadas e constam no cartão do ex-presidente.

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu, nesta segunda-feira (13), autorizar a divulgação da carteira de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O órgão acatou um recurso que contestava a negativa de divulgação de data, local, laboratório de fabricação e nome de vacinas que tenham sido aplicadas e constam no cartão do ex-presidente.

“A decisão baseou-se no fato de que a informação referente ao status vacinal do ex-Presidente da República foi tornada pública por ele mesmo, de modo que não se aplica ao objeto do pedido a proteção conferida pelo artigo 31, §1º, inciso I da Lei nº 12.527/2011 (LAI). Diante disso, conclui-se que o acesso às informações pessoais solicitadas é compatível com a finalidade pela qual o dado pessoal foi tornado público pelo próprio titular”, argumenta a CGU.

Com a decisão da CGU, o Ministério da Saúde deverá informar se o ex-presidente Bolsonaro foi ou não vacinado contra a covid-19. Caso haja registros, o ministério é obrigado a fornecer data, local, laboratório de fabricação e o nome do imunizante aplicado. Bolsonaro declarou em diversas ocasiões não ter se vacinado.

As informações somente poderão ser fornecidas pelo ministério após o fim da Investigação Preliminar Sumária (IPS). A CGU investiga se houve inserção de dados falsos em sistemas do Ministério da Saúde.

Na gestão passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro impôs sigilo à divulgação de seu cartão de vacinação. O argumento era tratar-se de informação pessoal e privada. Em um dos seus primeiros atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a revisão, pela CGU, dos sigilos aplicados por Bolsonaro, como na carteira de vacinação, gastos do cartão corporativo e o processo administrativo sobre a participação do general Eduardo Pazuello em um evento político no Rio Janeiro. (Agência Brasil)

Leia também:

Mantenha uma distância saudável destes 3 tipos de personalidade
Rio tem em 2022 maior número de feminicídios em seis anos 
Famílias de baixa renda podem solicitar parabólica digital
PMV: Procon orienta consumidores a aproveitarem o mutirão 
Melhor Filme: Veja a bilheteria dos indicados ao Oscar
Linha de crédito é garantida para microempreendedoras
Inscrições do concurso do Banco do Brasil se encerra hoje (03)
Quando casal faz home office, aumenta jornada das mulheres
Cachoeiro terá mutirão para renegociação de dívidas
AGU pede a condenação de 40 pessoas por atos golpistas
Anvisa retira obrigatoriedade de uso de máscara em aviões

TAGS:
CGU | SIGILO | CARTÃO DE VACINA | BOLSONARO | DIVULGAÇÃO