EDUCAÇÃO

Começam as aulas na nova escola cívico-militar em Viana

Solenidade realizada na terça-feira contou com as presenças do prefeito e do vice de Viana

Em 23/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Victor de Andrade-Secom/PMViana

O prefeito de Viana destacou a qualidade da Educação de Viana e o benefício de uma segunda escola cívico-militar para o município.

A solenidade realizada na manhã desta terça-feira contou com as presenças do prefeito e do vice de Viana, Wanderson Bueno e Fabio Dias, respectivamente, do residente da Câmara Joilson Broedel, da secretária Municipal de Educação Luzian Belisario, do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Ramalho, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cerqueira, do Comandante da 11ª Companhia Independente de Viana, Marcos Tadeu Pimentel, do Secretário Municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher, e do diretor da escola, José Lúcio Zetun Rangel.

“Ter a segunda escola-cívica aqui no nosso bairro mostra que Viana investe na educação das nossas crianças”, disse a mãe Maria do Carmo Melo Freitas, que esteve presente na cerimônia de início o ano letivo de 2022 e implantação da segunda Escola Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cívico-Militar Professora Divaneta Lessa de Moraes.

O prefeito de Viana destacou a qualidade da Educação de Viana e o benefício de uma segunda escola cívico-militar para o município.

“Estamos dando mais um passo na melhor educação da região da Grande Vitória, que é a da cidade de Viana, e isso é motivo de orgulho para nós vianenses. Estivemos aqui no ano passado, e a comunidade votou pela implantação deste modelo,. Hoje entregamos este modelo para os pais e responsáveis aqui presentes”, pontuou Wanderson Bueno.

Além disso, o prefeito relembrou que a administração está cumprindo o que prometeu aos moradores.

“O processo de reforma dessa escola está em andamento, aqui terá um ginásio reformado, com um campo, e a primeira piscina semiolímpica da rede municipal. Prometemos à comunidade e estamos cumprindo”, enfatizou o prefeito.

A secretária Luzian explicou que a implantação da escola cívico-militar é a sequência de um programa educacional que o município vem desenvolvendo.

“Essa é a segunda escola cívico-militar no município de Viana, o que nos dá muito orgulho”.

“A escola cívico-militar não é o único modelo de educação, mas é a base para que a gente mude o contexto da segurança pública capixaba e do Brasil. Nós somos muito cobrados lá na ponta quando um fato acontece. Quando o tiroteio acontece, quando o menino de doze anos porta a pistola, quando o homicídio acontece. A discussão é no antes, na educação de base, na família, na religião, em todos esses aspectos que vão contribuir para um ser humano melhor”, disse o Coronel Ramalho em sua fala sobre a inauguração da escola cívico-militar.

Já o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Cerqueira, elogiou a iniciativa de implantar mais uma escola cívica no município.

“Aos estudantes que aqui estão, vocês receberão conhecimento além da grade curricular. Aqui vocês aprenderão sobre disciplina, hierarquia, a obedecer aos pais de vocês, normas de comportamento, respeito aos mais velhos, aos professores. Mas isso é importante não só na escola, mas também do lado de fora, em suas casas, com amigos e família. Dessa forma eu tenho certeza que o tempo em que vocês estarão aqui, ajudará na construção da vida de vocês”, finalizou.

A moradora do bairro Campo Verde, Luciene Francisca Moreira, ficou feliz em mais uma conquista para a região.


Foto: Carla Nicchio/PMViana

“Tenho minhas duas filhas que estudam aqui é um orgulho ver essas crianças uniformizadas, fazendo continência à bandeira”, disse Luciene.

O diretor José Lucio Zetum Rangel enfatizou sobre o novo ensino de ordem e ética, que darão retorno no respeito à família. 

“É um novo ciclo na área da educação. Uma comunidade onde os índices de violência e criminalidade é grande pede o apoio específico da escola em estar presente no cotidiano da criança. Estou orgulhoso em saber que a escola Divaneta está no caminho certo e vamos  trazer o  benefício social para a comunidade”.

Quem também esteve presente na cerimônia foi a Renata Xavier Gonçalves, que  contou sobre a felicidade de ter matriculado sua filha, Ester Xavier Chagas, de 11 anos, na nova escola-cívico.

“Orgulho define! Tenho expectativas positivas para o novo ensino”. Já para Ester, “a escola vai ficar linda, já estou ansiosa”, disse a aluna do 6ª ano. (Secom/PMViana)

Leia também:

Começam hoje as matrículas da primeira chamada do Sisu
Vitória convoca 445 profissionais para atuar na Educação
Municípios capixabas terão R$ 500 milhões para a educação
UniversidadES: Estado libera recursos para estruturar polos
MEC divulgou hoje resultado da primeira chamada do Sisu
Futuros empreendedores individuais começam curso na Serra
Prouni abre inscrições do primeiro semestre de 2022
Universidades dos EUA sofrem evasão de alunos na pandemia
Matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais
Vitória: busca ativa promove retorno de estudantes a escolas

TAGS: 
SOLENIDADE | ESCOLA | VIANA | CÍVICO-MILITAR | AULAS