ECONOMIA NACIONAL

Confiança dos pequenos negócios volta a crescer em fevereiro

Após cinco meses de queda, a confiança dos negócios de pequeno porte voltou a crescer.

Em 10/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Agência Brasil/EBC

Segundo a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, o índice geral de confiança das empresas pesquisadas ficou em 88,4 pontos, com avanço de 3,8 pontos em relação a janeiro, quando estava em 84,6 pontos.

Após cinco meses de queda, a confiança dos negócios de pequeno porte na economia voltou a crescer em fevereiro, revelou pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Todos os setores pesquisados – indústria, comércio e serviços – registraram melhoria nas expectativas.

Segundo a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, o índice geral de confiança das empresas pesquisadas ficou em 88,4 pontos, com avanço de 3,8 pontos em relação a janeiro, quando estava em 84,6 pontos. Indicadores acima de 100 pontos mostram confiança e, abaixo desse nível, sinalizam pessimismo.

O principal fator que contribuiu para a melhoria nas expectativas foi o desempenho da indústria de transformação. O indicador para o setor fechou em 94 pontos, com alta de 4 pontos. Os segmentos de alimentos e vestuários apresentaram alta. Em contrapartida, a confiança caiu nos segmentos refino e produtos químicos, e metalurgia e produtos de metal.

No comércio, o índice de confiança das micro e pequenas empresas cresceu de 81,8 pontos para 86,3 pontos. O indicador para o comércio está no maior nível desde novembro do ano passado. Segundo Sebrae e a FGV, todos os segmentos do comércio melhoraram neste mês, com destaque para veículos, motos e peças (lojas de autopeças e pequenas revendedoras).

Em relação aos serviços, o índice de confiança subiu 1,2 ponto, para 86 pontos, interrompendo uma sequência de cinco meses de queda. Dos cinco segmentos pesquisados, quatro acompanharam a alta do setor, com destaque para serviços de informação e comunicação. O único ramo dos serviços que foi na contramão foram os transportes, cuja confiança recuou pela sexta vez seguida, com queda de 7,4 pontos. (Agência Brasil)

Leia também:

Brasil abriu 83,3 mil vagas com carteira assinada em janeiro
Receita libera nesta quinta (09) programa gerador do IR 2023
CNC revela que 30% das mulheres estão inadimplentes
Americanas propõe acordo de aporte de R$ 10 bilhões a credores
IGP-DI teve alta de 0,04% no mês de fevereiro, diz Ibre/FGV
> Petrobras avalia projetos de energia eólica na costa brasileira
Banco Central inicia testes com plataforma do real digital
Alckmin diz que reforma tributária tem que ser feita este ano
Mercado espera que a economia cresça 0,85% este ano
BC recebe 15 milhões de consultas sobre dinheiro esquecido
Preços ao produtor voltam a subir após 5 quedas consecutivas

TAGS:
CONFIANÇA | PEQUENOS NEGÓCIOS | FEVEREIRO | SEBRAE | FGV